• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2008.tde-29012009-124357
Document
Auteur
Nom complet
Ana Paula Dias
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2008
Directeur
Jury
Silva, Luiz Antonio da (Président)
Aquino, Zilda Gaspar Oliveira de
Pietri, Emerson de
Titre en portugais
Relação professor-aluno(s) em sala de aula: estudo sobre alguns aspectos que promovem a interação
Mots-clés en portugais
Aluno
Face
Interação
Poder
Professor
Resumé en portugais
A presente pesquisa tem como objetivo caracterizar os principais elementos que promovem a interação entre professor e alunos em sala de aula, por meio da análise da transcrição de gravações de aulas universitárias, realizadas em uma universidade pública do interior do Estado de São Paulo. Ao analisarmos o momento de interação comunicativa ocorrido em sala de aula, notamos uma constante preocupação de os professores preservarem a face perante os alunos e, ao mesmo tempo, promoverem a interação em sala de aula, para que os alunos interajam, sanem quaisquer dúvidas que possam surgir e sintam-se em um ambiente agradável ao aprendizado. Para realizarmos tal análise, partimos de conceitos abordados pela Análise da Conversação como turno, face, poder, interação, marcadores discursivos e formatos de aulas expositivas. Baseados nesses conceitos, analisamos as aulas gravadas e identificamos a ocorrência de elementos que promovem a interação entre professores e alunos, assim como os efeitos que os mesmos surtem durante o processo interacional. O corpus foi gravado e transcrito de acordo com as normas publicadas pelo Projeto da Norma Urbana Culta NURC-SP.
Titre en anglais
Relation between teacher and student(s) in classrooms: a studie about some aspects that promote interaction
Mots-clés en anglais
Face
Interaction
Power
Student
Teacher
Resumé en anglais
This research has the purpose of characterizing the main elements that promote the interaction between teachers and students in classrooms, through an analyses of universities classes records, occurred in a privet university of a city in the middle of São Paulo state. By analyzing communicative interactions moments in classrooms, we have noticed a constant worry from the teacher is on preserving their faces for the students, and, at the same time, on promoting an interaction in classroom, for the students interact, ask for doubts and feel in a pleasant local for learning. To make this analysis, we took concepts by Conversation Analysis as turn, face, power, interaction, discursive markers and classes types. According to this theory, we analyzed the recorded classes and identified elements that promote interaction between teachers and students and the effects of theses elements in the conversation process. The corpus was recorded and transcribed according to the rules published by Urban Educated Norm Project NURC SP.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2009-01-29
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.