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Doctoral Thesis
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2020.tde-28052020-184420
Document
Author
Full name
André Monteiro Diniz
E-mail
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
São Paulo, 2020
Supervisor
Committee
Nóbrega, Maria Helena da (President)
Kaneoya, Marta Lúcia Cabrera Kfouri
Sellan, Aparecida Regina Borges
Takahashi, Neide Tomiko
Title in Portuguese
Interculturalidade e formação de professores em curso de imersão para o Celpe-Bras
Keywords in Portuguese
Formação de professores de línguas
Interculturalidade
Linguística Aplicada
Português como língua adicional
Abstract in Portuguese
Esta pesquisa objetiva contribuir para as práticas de ensino de português como língua adicional (PLA) em um curso preparatório para o exame Celpe-Bras em ambiente de imersão, com a proposição de intervenções na preparação de professores em formação, estagiários do programa, buscando um aperfeiçoamento em suas abordagens e conteúdos no que tange ao desenvolvimento da competência intercultural dos aprendizes estrangeiros. Esse contexto de ensino e aprendizagem conta com a regência de aulas por professores estagiários e turmas compostas por alunos de origens, línguas e culturas diversas, que vêm ao Brasil sem nenhuma preparação prévia e quase nenhum conhecimento acerca do país e suas culturas. Em cerca de oito meses, eles devem ser aprovados naquele exame de proficiência, requisito para a participação do Programa Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) na Universidade Federal do Pará (UFPA). Essas especificidades, aliadas à observação de que alguns aprendizes apresentam um desempenho muito abaixo em relação ao restante da turma, mesmo após alguns meses de curso, e que parte deles acaba por reprovar no exame, levaram a uma investigação da relação entre a atuação docente segundo uma abordagem intercultural nas aulas de PLA e a adoção de comportamentos e atitudes mais receptivos por aqueles alunos aos falantes de outras línguas e culturas, nativos ou não, e suas produções culturais, o que, em tese, geraria um maior proveito das oportunidades inerentes à convivência em um ambiente de imersão. Foi realizado, então, um estudo de caso qualitativo (ANDRÉ, 2013) com a turma de 2017, cujos sujeitos de pesquisa foram quatro professores estagiários e os seus dezenove alunos. O estudo documental e bibliográfico contou com um levantamento preliminar da literatura acerca do PEC-G, do Celpe-Bras, de crenças e suas mudanças na área de ensino e aprendizagem de línguas, cultura, interculturalidade e competência comunicativa intercultural (CCI) e aprendizagem de línguas em contexto de imersão. A investigação e análise das crenças dos sujeitos foi realizada segundo a abordagem contextual, com distintos instrumentos de coleta de dados: questionários, entrevistas e observações de aula. Foram também entrevistados, para maior detalhamento do contexto em questão, uma professora informante, a coordenadora do programa e o presidente da Associação dos Estudantes Estrangeiros da UFPA. Após a análise dos dados, foi observada lacuna na preparação de três dos estagiários em relação ao ensino e à abordagem de cultura e interculturalidade nas aulas de PLA, bem como reações como confronto, indignação expressa, omissão e interrupção da aula para o recurso imediato à coordenação em incidentes que envolveram choques entre as culturas em jogo em sala de aula. Foi desenhada, então, uma proposta interventiva visando a uma complementação de sua formação no que tange ao gerenciamento do choque cultural de alunos e professores, a abordagem de cultura e interculturalidade em aulas de línguas e o desenvolvimento da CCI dos aprendizes estrangeiros em imersão, nos moldes do cronograma de preparação docente do curso em questão.
Title in English
Interculturality and teacher education in a study abroad course for the Celpe-Bras exam
Keywords in English
Applied Linguistics
Interculturality
Language teacher education
Portuguese as an additional language
Abstract in English
This research aims at contributing to the development of teaching practices of Portuguese as an additional language (PAL) in a study abroad preparatory course for the Celpe-Bras exam, by means of proposing interventions in the training schedule of the trainees of the program. It seeks an improvement in the future teachers approaches and knowledge regarding the development of intercultural communicative competence (ICC) of foreign learners. The PAL classes are given by trainees, undergraduate students of foreign language degrees of the Para State Federal University (Universidade Federal do Pará - UFPA) and their students are from different countries, with various cultural and linguistic backgrounds. They come to Brazil without any previous preparation, and report having almost no knowledge about the country, its language and cultures. In about eight months, they must succeed in the proficiency test, which is a requirement for the participation in the Exchange Program for Undergraduate Students (Programa Estudantes-Convênio de Graduação - PEC-G) at UFPA. The specificities of the course and the fact that some learners show a weak performance compared to the rest of the class - most end up failing the exam led to the investigation of the relationship between interculturally-oriented teaching practices and the adoption of more welcoming attitudes and behaviors by those students towards individuals who have other languages and cultures and their cultural expressions, which would, in theory, result in benefits due to the greater number of opportunities inherent to a study abroad learning environment. A qualitative case study was conducted (ANDRÉ, 2013) with the 2017 class, whose subjects were four trainee teachers and all its nineteen students. The documentary and bibliographic research included a preliminary survey of the literature on PEC-G, Celpe-Bras, beliefs and their changes in the area of language teaching and learning, culture, interculturality and ICC, as well as language learning in study abroad contexts. Investigation and analysis of the subjects' beliefs were performed according to a contextual approach, through the use of different data collection instruments: questionnaires, interviews and class observations. Another trainee (considered in this study as an informant), the program coordinator and the president of the Foreign Students Association (Associação dos Estudantes Estrangeiros) of UFPA were also interviewed for further detailing of the context studied. Finally, an interventionist proposal was designed to complement their training with regard to the management of the cultural shock of students and teachers, the approach to teaching culture and interculturality in language classes and the development of the ICC of foreign learners in study abroad contexts, following the organization the teacher training schedule of the course.
 
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Publishing Date
2020-05-28
 
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