• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2023.tde-27032024-161713
Documento
Autor
Nombre completo
Patricia Elisa Kuniko Kondo Komatsu
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2023
Director
Tribunal
Hernandes, Maria Célia Pereira Lima (Presidente)
Carvalhinhos, Patricia de Jesus
Jayo, Martin
Vicente, Renata Barbosa
Título en portugués
Migração circular como fator de manutenção das línguas de herança entre descendentes de japoneses
Palabras clave en portugués
Aquisição de linguagem
Autoetnografia
Bilinguismo
Japonês no Brasil
Língua de Herança
Linguística Cognitiva
Migração circular
Português no Japão
Resumen en portugués
A pesquisa discute as peculiaridades da aquisição e manutenção do japonês e do português como línguas de herança (LH). São discutidas as formas de aprendizagem da linguagem até atingir o bilinguismo. Primeiramente, foi realizado um percurso histórico sobre a imigração japonesa no Brasil e, também, considerações sobre a comunidade de trabalhadores brasileiros no Japão. Observa-se que há um fluxo constante entre esses dois países de línguas, radicalmente, diferentes, com a inversão do sentido da imigração que teve início em 1908, podendo ser caracterizada como "migração circular". A chegada de imigrantes japoneses ao Brasil foi interrompida durante a Segunda Guerra Mundial e retomada em 1953. Enquanto, a partir dos anos de 1980 ocorreu o deslocamento no sentido contrário, quando brasileiros descendentes de imigrantes japoneses partiram para o Japão como trabalhadores temporários (decasséguis). Nesse contexto, foi estudada a aprendizagem do japonês e português entre a comunidade de descendentes de imigrantes japoneses no Brasil. Tendo como referência questões da aquisição de linguagem, bilinguismo e Língua de Herança num contexto multicultural, realizou-se uma pesquisa de campo sobre a situação dos descendentes de japoneses e falantes de japonês no Brasil. A metodologia tem como referência a própria vivência da pesquisadora, ao recorrer a uma abordagem autoetnográfica.
Título en inglés
Circular migration as a maintenance factor of heritage languages among Japanese descendants
Palabras clave en inglés
Autoethnography
Bilingualism
Circular migration
Cognitive Linguistics
Heritage Language
Japanese in Brazil
language acquisition
Portuguese in Japan
Resumen en inglés
The research discusses the peculiarities of the acquisition and maintenance of Japanese and Portuguese as heritage languages (HL). The process of learning two languages as a child are discussed until reaching bilingualism. First, a historical approach was made on Japanese immigration in Brazil and, also, considerations on the Brazilian community in Japan. It is observed that there is a constant flow between these two countries with quite different languages, with the inversion of the flow of immigration that began in 1908. The arrival of Japanese immigrants in Brazil was interrupted during the Second World War but resumed in 1953. While, in the 1980s, migration in the opposite direction occurred, when Brazilian descendants of Japanese immigrants start going to Japan as temporary workers (decasséguis). Thus, characterized as a form of circular migration. In this context, the learning of Japanese and Portuguese in the community of descendants of Japanese immigrants in Brazil was studied. Taking as a reference issues of language acquisition, bilingualism, and heritage language in a multicultural context - a field research was carried out on the situation of descendants of Japanese and Japanese speakers in Brazil. The methodology is based on the researcher's own experience, using an autoethnographic approach.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2024-03-27
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.