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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.1999.tde-25082022-100154
Documento
Autor
Nome completo
Sonia Maria Adão
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 1999
Orientador
Banca examinadora
Brandao, Helena Hathsue Nagamine (Presidente)
Mauro, Maria Adelia Ferreira
Pinto, Elisa Guimaraes
Título em português
O discurso oficial da qualidade: a capacitação docente em um processo de mudança curricular
Palavras-chave em português
Discurso de capacitação
Discurso de qualidade
Enunciação
Formação discursiva
Polifonia
Ruptura
Resumo em português
Este trabalho originou-se de uma experiência da pesquisadora no trabalho de retomada do CBA - Ciclo Básico de Alfabetização - entre o final de 1993 e início de 1994. A forma como essa retomada era anunciada às professoras, nas escolas estaduais do Estado de Minas Gerais, levou-se a pressupor que entre a viabilidade das mudanças propostas e o discurso oficial da qualidade educacional a partir da capacitação docente havia uma ruptura que exigia uma análise. A partir dessa hipótese buscou-se com o apoio teórico da Análise do Discurso, estabelecer um confronto entre a capacitação de que se fala e a capacitação que se vive. Para isso foram selecionados dois corpora: um que se constituiu da seleção de cinco documentos produzidos pela S.E.E. - Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais, desde a implantação do CBA os quais fundamentam essa proposta de mudança; o outro se constituiu de entrevistas com dezoito professoras das séries iniciais de dez escolas da região industrial de Belo Horizonte. As entrevistas foram gravadas e, posteriormente, transcritas. A análise desses corpos mostrou o contraste entre duas formações discursivas: FD1 (documentos) que se caracteriza por arregimentar estratégias no sentido de garantir a permanência de uma dada concepção de Estado e FD2 (entrevistas com professores) que se apresenta como o discurso da ruptura entre o que se diz e o que se faz
Título em francês
Indisponible
Palavras-chave em francês
Discours de formation continue
Discours de qualité
Énonciation
Formation discursive
Polyphonie
Rupture
Resumo em francês
Lorigine de cette recherche se trouve dans une expérience vécue par lauteur au moment de la reprise des cours du CBA - Cycle de Base dalphabetisation - entre la fin 1993 et le début 1994. La façon dont cette reprise était annoncée auxenseignantes, dans les écoles publiques de lEtat de Minas Gerais, nous a mené à supposer une rupture entre la viabilité des changements proposés et le discours officiel de la qualité nationale concernant la formation continue du corpsenseignant. Cette rupture exigeait une analyse. À partir de cette hypothèse nous avons cherché, avec le support théorique de lAnalyses du Discours, à établir un confront entre la formation continue des enseignants dont lon parle et celle dontlon vit. Pour autant, deux corpora on été sélectionnés: lun constitué dune sélection de cinq documents établis par S>E>E> - Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais, depuis limplantation du CBA, lesquels servent de base pour cetteproposition de changement; lautre constitué dentretiens avec dix-huit ensignantes des premières années du système scolaire de dix écoles dans la région industrielle de Belo Horizonte. Les entretiens ont été enregistrés et, postérieurement,transcrits. Lanalyse de ces corpora a indiqué le contraste entre les deux formations discursives: FD1 (documents) qui se caractérise par le fait de rasembler des stratégies assurant la permanence dune conception dressée par lEtat et FD2 (entretiens des enseignantes) qui se présente comme le discours de la rupture entre ce que lon dit et ce que lont fait
 
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Data de Publicação
2022-08-31
 
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