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Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.1997.tde-23062023-121320
Document
Auteur
Nom complet
Luiz Antonio da Silva
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 1997
Directeur
Jury
Preti, Dino Fioravante (Président)
Brait, Elisabeth
Dias, Ana Rosa Ferreira
Galembeck, Paulo de Tarso
Rocco, Maria Thereza Fraga
Titre en portugais
Interação no discurso de sala de aula: Projeto NURC
Mots-clés en portugais
Conversação, Face
Discurso de sala de aula
Interação
Polifonia
Português do Brasil
Sociolinguística
Resumé en portugais
Atualmente, tem havido grande interesse em pesquisar questões relativas ao ensino/aprendizagem. Ainda que não se trate de uma pesquisa que vise a aspectos, propriamente, pedagógicos, nosso trabalho tem por objetivo estudar a interação entre professor e aluno(s) no discurso de sala de aula. Foi nossa preocupação penetrar na intimidade do que acontece dentro das quatro paredes de uma sala de aula, enquanto o professor interage com seus alunos, objetivando levar adiante o processo ensino/aprendizagem. Dessa forma, delimitamos três aspectos dessa interação: conversação; preservação das faces; polifonia. Ao tratarmos o primeiro - conversação -, analisamos as bases interacionais da comunicação entre professor e aluno. Assim, foi nossa preocupação definir quem são os interlocutores da conversação de sala de aula: professor e aluno. Expusemos também as estratégias de gestão de turno, identificando quem é quem na sala de aula, quem controla a palavra, quem e como se distribuem os turnos, quais as conseqüências de um assalto ao turno. Verificamos que o sistema de perguntas e respostas é muito comum na conversação entre professor e alunos para possibilitar a interação. Estabelecemos uma tipologia a que denominamos perguntas didáticas. Quando estudamos o segundo aspecto - preservação da face - foi nossa preocupação ver até que ponto esse jogo de ameaça e preservação da face interfere na interação entre professor e alunos. Foi possível estudar o importante papel do professor. A ele cabe distribuir os turnos, estimular os alunos a falar ou fazê-los aquietar, verificar o canal de entendimento. Dessa forma, pela própria posição que ocupa no contexto de sala de aula, o professor tem sua face ameaçada e, constantemente, ameaça a face de seus alunos. Estudamos quais os mecanismos utilizados para preservar a face ou para atenuar as ameaças. O terceiro aspecto - polifonia - trata da heterogeneidade do discurso de sala de aula. ) Verificamos que o discurso do professor não é monológico, embora, por vezes, assim pareça. Para levar adiante nossos objetivos, utilizamos oito inquéritos do Projeto NURC, de São Paulo e do Rio de Janeiro, do tipo EF (Elocuções Formais). Esse corpus engloba aulas gravadas tanto no segundo quanto no terceiro grau, em diversas disciplinas
Titre en anglais
Not available
Mots-clés en anglais
Not available
Resumé en anglais
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Date de Publication
2023-06-23
 
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