• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2022.tde-20092022-183926
Documento
Autor
Nombre completo
Ivo Aloide Ié
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2022
Director
Tribunal
Ferreira Netto, Waldemar (Presidente)
Cobbinah, Alexander Yao
Mori, Angel Humberto Corbera
Proença, Paulo Sergio de
Título en portugués
Marcação de plural: um estudo semântico de classe nominal do pepel
Palabras clave en portugués
Classe nominal
Gênero
Guiné-Bissau
Língua pepel
Níger-Congo
Resumen en portugués
Pretende-se com esse estudo descrever e analisar prefixos de plural no sistema de categorização nominal do pepel. O pepel pertence ao subgrupo Bak da subfamília Atlântica do tronco Níger-Congo. Nesse sistema, as línguas apresentam morfemas de classe, isto é, afixos que determinam o gênero a que pertencem o nome e a sua concordância com os demais elementos da frase. Como grupo Bak faz parte dessa família, seu sistema também se comporta dessa maneira. Buscamos apoio teórico em Ndao (2011; 2015) que fez a descrição da fonologia, da morfologia e da sintaxe do pepel; e nos trabalhos dos autores que descreveram o sistema de classificação nominal das línguas em geral e em particular das africanas, principalmente da família Níger- Congo em que está inserido o ramo Atlântico. Entre esses autores destacam-se Pozniakov (2013), Aikhenvald (2000) e Creissels (2015). A metodologia é qualitativa exploratória com base na pesquisa bibliográfica. A análise dos dados apoia-se nos modelos de protótipo de categoria dos cognitivistas, principalmente, de Lakoff (1986, 1987), entre outros.
Título en inglés
Plural marking: a semantic study of pepel's nominal class
Palabras clave en inglés
Gender
Guinea-Bissau
Niger-Congo
Nominal class
Pepel language
Resumen en inglés
It is intended with this study and analysis of plural prefixes in the system of nominal categorization of pepel. The pepel belongs to the Bak subgroup of the Atlantic subfamily of the Niger-Congo trunk. In this system, languages present class morphemes, that is, affixes that determine the genre to which the name belongs and its agreement with the other elements of the sentence. As the Bak group is part of that family, their system also behaves this way. We sought theoretical support in Ndao (2011; 2015) that made the specific description of phonology, morphology and syntax of the pepel and in the works of the authors that describe the nominal classification system of general languages and in particular of African languages, mainly the Niger- Congo family in the Atlantic branch is inserted. Among these authors, Pozniakov (2013), Aikhenvald (2000), and Creissels (1999) stand out. The methodology is qualitative exploratory and based on bibliographic research. Data analysis are based on the prototype models of linguistic cognitivists.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2022-09-20
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.