• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2023.tde-18122023-180040
Documento
Autor
Nome completo
Mariane Soares Torres de Abreu
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2023
Orientador
Banca examinadora
Fachin, Phablo Roberto Marchis (Presidente)
Costa, Evellyne Patrícia Figueiredo de Sousa
Gonçalves, Eliana Correia Brandão
Monte, Vanessa Martins do
Título em português
A tradição documental do Relato de Viagem do Conde da Azambuja (1751): implicações históricas e filológicas
Palavras-chave em português
Filologia
História
Monções cuiabanas
Relação de Viagem
Resumo em português
Esta dissertação enquadra-se no contexto de duas grandes áreas: a Filologia e a História. Filologicamente, por meio do estudo dos textos que compõem o corpus do trabalho, sua trajetória, manuscrita e impressa, sua forma de transmissão e escrita. Historicamente, pela verificação de como a compreensão de sua trajetória textual pode contribuir para quem lê a obra depois de três séculos de sua versão original e como a historiografia tem usado os seus testemunhos para dar a conhecer os acontecimentos relacionados. O corpus do trabalho é composto por testemunhos de um documento intitulado Relaçaõ da Viagem, que fez O Conde da Azambuja Da cidade de S. Paulo Para a Villa do Cuyabá No anno de 1751. Com atribuição de autoria a Antonio Rolim de Moura e endereçamento a seu primo, o Conde de Val de Reys, narra-se uma viagem em contexto monçoeiro. Representa assim uma importante fonte histórica do período das monções cuiabanas e sobre a expansão dos domínios da Coroa portuguesa na América do Sul. Tendo em vista o estudo da tradição da Relação e a sua importância para a História do Brasil, objetivou-se fazer um levantamento dos seus testemunhos manuscritos, estabelecer a ligação entre eles e produzir uma edição fidedigna com vistas à produção de fontes para estudos históricos e linguísticos. A edição do documento foi feita considerando três versões da Relação de Viagem, o que dará margem a uma futura edição crítica. Compõem ainda as atividades da pesquisa a identificação das datações tópicas e cronológicas do texto e a discussão de aspectos relacionados a sua autoria, tendo em vista o seu contexto de produção.
Título em inglês
Documental tradition of Relato de Viagem do Conde da Azambuja (1751): historical and philologycal implications
Palavras-chave em inglês
Cuiaban monsoons
History
Philology
Travel report
Resumo em inglês
This research has as corpus the manuscript of Relaçaõ da Viagem, que fez O Conde da Azambuja Da cidade de S. Paulo Para a Villa do Cuyabá No anno de 1751. It brings aspects mainly from two major areas: History and Philology, which explain the interdisciplinary character of the research. In addition to bringing History and Philology as the basis of the research, some paleographic, linguistic and documental characteristics can also be discussed. Between those aspects, there is the edition of the cited manuscript. The edition was made considering three different copies of the Relação de Viagem, which leaves room for a future critical edition, which is not part of the scope of this work. The research is concluded with the analysis of the dissertation, reaching that although the work has fulfilled the objectives initially proposed, other research possibilities are practically inexhaustible because of the richness of details and the importance of the document.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2023-12-18
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.