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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2020.tde-18112020-201141
Documento
Autor
Nome completo
Taciane Domingues Ferreira
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2020
Orientador
Banca examinadora
Grillo, Sheila Vieira de Camargo (Presidente)
Galle, Helmut Paul Erich
Glushkova, Maria
Hilgert, José Gaston
Título em português
Diálogos entre Volóchinov e Humboldt na filosofia da linguagem: a participação do idealismo na síntese marxista
Palavras-chave em português
Círculo de Bakhtin
Filosofia da linguagem,. Marxismo
Idealismo
Wilhelm von Humboldt
Resumo em português
Esta pesquisa de mestrado é o seguimento de um trabalho que começou na Iniciação Científica: a análise da influência idealista na síntese marxista apresentada por Valentin N. Volóchinov, membro do Círculo de Bakhtin, em Marxismo e Filosofia da Linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem (doravante MFL, de1929). Ainda nos passos iniciais, dados na IC com o filólogo Karl Vossler, Wilhem von Humboldt já emergia como o mais significativo representante do idealismo na linguística. Na Rússia, nação do Círculo, Humboldt é considerado o fundador da linguística geral. Em MFL, Volóchinov elege a tradição idealista como a tese que, confrontada à antítese (a Escola de Genebra de Saussure), gera as reflexões críticas sobre as quais a síntese marxista se constrói. Três tópicos de análise comparativa entre o pensamento humboldtiano e o volochinoviano foram desenvolvidos: i) a concepção de dialogismo de cada autor entregou duas grandes diferenças na concepção de sujeito: para o primeiro, a manifestação de uma inteligência universal (o espírito), cuja consciência individual é dotada de capacidade linguística inata; para o segundo, um sujeito responsivo ao meio - sua potencial liberdade não é absoluta, e sim orientada por situações extraverbais concretas. ii) A teorização da formação da palavra como fruto daqueles mecanismos inatos ou como fruto da comunicação social ideológica corroborou o resultado anterior: a grande disputa entre idealismo e marxismo no tocante à filosofia da linguagem é, precisamente, a concepção da consciência individual como apriorística à experiência ou como fato sócio-ideológico. iii) Por fim, a influência da língua na organização coletiva - as visões de mundo humboldtianas e ideologia do cotidiano volochinoviana - revelou que, enquanto o ser marxista é social, a sociedade idealista é análoga a um corpo individual. Os resultados convergem para a inversão do ponto de origem da dialética dessas correntes, já ressaltada durante a IC: para o idealismo, o movimento começa no ser e se expande para fora; para o marxismo, começa no seio da sociedade e adentra o ser.
Título em inglês
The dialogue between Voloshinov and Humboldt in the Philosophy of Language: participation of Idealism in the Marxist synthesis
Palavras-chave em inglês
Bakhtin Circle
Idealism
Marxism
Philosophy of language
Wilhelm von Humboldt
Resumo em inglês
This is the complementation of a work started in Scientific Initiation, in which the influence of Idealism in the Marxist synthesis presented by Valentin N. Voloshinov - member of the Bakhtin Circle - in Marxism and the Philosophy of Language (MPL, 1929) was analyzed. Still in those early days of comparing MPL to the philologist Karl Vossler, Wilhelm von Humboldt was already requiring attention, as he is considered the most prominent idealistic linguist: in Russia, homeland to the Bakhtin Circle, Humboldt is taken as the very founder of general Linguistics. Voloshinov assigns Idealism as the thesis which, confronted to its antithesis (the Geneva School), offers the base for the critical reflections that constitute the Marxist synthesis. Three topics are to be analyzed in this monography: i) how Humboldt and Voloshinov conceive dialogism will deliver two different conceptions of individual: for the former, the manifestation of a universal intelligence (the spirit - Geist) also capable of innate linguistic ability; for the latter, a responsive subject whose potential liberty is not absolute, but socially oriented according to extra verbal concrete situations. ii) Word emergence as per that innate ability, in the one hand, and rooting from socio-ideological communication, on the other, which corroborates the previous conclusions: the greatest dispute among Idealism and Marxism in the Philosophy of Language is precisely the theorization of individual consciousness as either apriori to experience or as a socio-ideological fact. iii) The influence of language as a collective system in societal organization, that appears under the terms worldview to Humboldt and ordinary ideology to Voloshinov, reveals that the Marxist subject is a social being whilst society in idealistic terms is analogous to an individual being. Results lead to the inversion, that had already presented itself in the early steps of the research, during the Scientific Initiation, of the idealistic dialectics by the Marxists: Idealism sees thedialectical movement from the standpoint of the inner being and expand it to the outter world;Marxism sees the dialectical movement from the standpoint of social interaction and verbal communication, latter absorbed by the subject as ideology.
 
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Data de Publicação
2020-11-18
 
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