• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2022.tde-16062023-120504
Documento
Autor
Nombre completo
Alexandre Yuri Ribeiro Guerra
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2022
Director
Tribunal
Silva, Roberval Teixeira e (Presidente)
Defendi, Cristina Lopomo
Santos, Camila de Lira
Spaziani, Lidia
Título en portugués
Estratégias adotadas em ambiente familiar no ensino e manutenção do português como LH em contexto pandêmico
Palabras clave en portugués
Antropologia
Língua de Herança
Língua Portuguesa
Linguística Cognitivo-funcional
Psicologia Cognitiva
Resumen en portugués
Esta pesquisa tem como objetivo analisar e compreender estratégias adotadas, em ambiente familiar, no ensino e manutenção do português como LH durante a pandemia da Covid-19. Para realizar a investigação, foi utilizado um questionário online, contendo 26 questões, voltado para pais de crianças e adolescentes falantes de português que vivem em países diversos. Considerando o isolamento social, hipotetiza-se que, em muitos contextos, tenha havido menor garantia na preservação da LH durante o surto do coronavírus. Contudo, como o uso da internet tem sido fator-chave pelas famílias na comunicação diária, dado o período dramático de cuidados com saúde, espera-se que interações via web tenha sido o principal recurso para manutenção e ensino da LH, ao par da comunicação cotidiana no seio familiar. As ferramentas metodológicas para análise decorrem do arcabouço teóricometodológico da Linguística Cognitivo-funcional (Givón, 2009), enriquecido com diálogo interdisciplinar entre Neurociências e Psicologia Cognitiva (Damásio, 2011; Tomasello, 2003), em uma perspectiva sociocultural e antropológica (Hymes, 1968; Geertz, 1997). Os resultados advindos da investigação poderão possibilitar resgate dos procedimentos aplicados nesse período conturbado, de modo que planejamentos familiares prévios possam ser aplicados no futuro em novas e possíveis dificuldades vindouras, assegurando menores danos ao ensino e aprendizado de LHs.
Título en inglés
Strategies adopted in familiar environment in the maintenance of Portuguese as a HL in pandemic context
Palabras clave en inglés
Anthropology, Heritage Language
Cognitive Psychology
Cognitive-functional Linguistics
Portuguese Language
Resumen en inglés
This research has the objective to analyze and understand strategies adopted, in familiar environment, in the teaching and maintenance of Portuguese as a HL during the pandemic of Covid-19. It was applied an online questionnaire, containing 26 questions, targeting parents of children and teenagers speakers of Portuguese language as a HL living in different countries. Taking into consideration the actual global social isolation, it is hypothesized that, there have been a reduced guarantee in the maintenance of the HL during the coronavirus outbreak. However, considering that the Internet use became a key-factor for families in daily communication, it is expected that web-based interactions have been the main resource for the maintenance and teaching of the HL. The methodological tools for the analysis derive from the Cognitive-functional Linguistics theory (Givón, 2009), enhanced with interdisciplinary dialogue between the Neuroscience and the Cognitive Psychology (Damásio, 2011; Tomasello, 2003), in a sociocultural and anthropological perspective (Hymes, 1968; Geertz, 1997). The results coming from this investigation will be able to provide a rescue of the applied procedures in this difficult period, in order to preliminary family planning could be done in the future during further and possible difficulties succeeding, ensuring less damage to teaching and learning of HLs.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2023-06-16
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.