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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2023.tde-15122023-191839
Documento
Autor
Nome completo
Ana Cristina Kerbauy Vigar
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2023
Orientador
Banca examinadora
Amado, Rosane de Sa (Presidente)
Eiró, Jessiléia Guimarães
Pereira, Giselda Fernanda
Souza, Romulo Francisco de
Título em português
Vozes em diálogo: aproximações de práticas sociais e integração pela língua
Palavras-chave em português
Ensino-aprendizagem
Identidade
Interação social
Língua em contexto de acolhimento
Migração
Resumo em português
As demandas oriundas da intensificação dos movimentos migratórios no Brasil têm gerado necessidades referentes ao aprimoramento e à humanização do acolhimento, à ampliação de espaços de pesquisa, de propostas curriculares no ensino de português para migrantes e de formação de professores na área. Nesse sentido, este trabalho, através de relatos de migrantes adultos em um contexto de aprendizagem de português, investiga representações de identidade (re)construídas no Brasil na interação social entre migrantes e brasileiros, tendo como pano de fundo suas práticas sociais. Sob a perspectiva da Linguística aplicada crítica (MOITA LOPES, 2006, 2013; RAJAGOPALAN, 2003, 2006, 2013), partimos da intrínseca relação entre a aprendizagem de língua e a construção da identidade por sujeitos sociais. Dessa forma, os objetivos específicos foram: (i) identificar as representações de aprendentes migrantes face à aprendizagem de português e às relações de interação com os brasileiros, considerando a relação afetiva e subjetiva; (ii) destacar as experiências reveladas no processo de construção de pertencimento, de identidade, de interação e do imaginário de acolhimento em relação ao Brasil e aos brasileiros, em uma relação dialógica entre falantes; (iii) analisar a importância dada à língua no processo de integração social e na vida cotidiana, a partir da perspectiva dos próprios aprendentes. Como representantes de comunidades de fala de migrantes no Brasil, frente a questões no âmbito de língua e de inserção, os desdobramentos das narrativas dos participantes podem contribuir para o aprimoramento de ações políticas linguísticas e sociais em prol da interação da população migrante e do ensino-aprendizagem de língua, a fim de romper com preconceitos e exclusões, assim como para o fortalecimento da área, que enfrenta desafios relativos à formação de professores especialistas e à oferta de cursos.
Título em inglês
Voices in dialogue: approaches to social practices and integration through language
Palavras-chave em inglês
Acquisition-learning
Identity
Language in host context
Migration
Social interaction
Resumo em inglês
The demands arising from the intensification of migratory movements in Brazil have generated needs related to the improvement and humanization of reception, the expansion of research spaces, curricular proposals for teaching Portuguese to migrants and training teachers in the area. In this sense, this work, through reports of adult migrants in a context of learning Portuguese, investigates representations of identity (re)constructed in Brazil in the social interaction between migrants and Brazilians, against the backdrop of their social practices. From the perspective of critical applied linguistics (MOITA LOPES, 2006, 2013; RAJAGOPALAN, 2003, 2006, 2013), we start from the intrinsic relationship between language learning and the construction of identity by social subjects. In this way, the specific objectives were: (i) to identify the representations of migrant learners regarding learning Portuguese and the interaction relationships with Brazilians, considering the affective and subjective relationship; (ii) to highlight the experiences revealed in the process of building belonging, identity, interaction and the imaginary of welcoming in relation to Brazil and Brazilians, in a dialogical relationship between speakers; (iii) to analyze the importance given to language in the process of social integration and in everyday life, from the perspective of the learners themselves. As representatives of migrant speech communities in Brazil, faced with language and insertion issues, the unfolding of the participants' narratives can contribute to the improvement of linguistic and social political actions in favor of the interaction of the migrant population and education. language learning, in order to break with prejudices and exclusions, as well as to strengthen the area, which faces challenges related to the training of specialist teachers and the offer of courses.
 
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Data de Publicação
2023-12-15
 
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