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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2021.tde-13082021-210307
Documento
Autor
Nome completo
Camila Alderete Capitani
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2021
Orientador
Banca examinadora
Gonçalves Segundo, Paulo Roberto (Presidente)
Grácio, Rui Alexandre Lalanda Martins
Martin, Vima Lia de Rossi
Selivon, Marcia
Título em português
Articulações entre o ensino-aprendizagem de argumentação e de literatura: caminhos retórico-interacionistas a partir do Auto da Compadecida
Palavras-chave em português
Argumentação
Ensino
Interação
Literatura
Retórica
Resumo em português
Situada na dimensão das práticas sociais, a argumentação é uma atividade humana não coersiva que se enquadra no domínio da controvérsia, da polêmica e conserva o diálogo como sua matriz relacional. Seu ensino amplia a competência argumentativa do discente, composta pelas capacidades de dialogar, pensar, optar e comprometer-se, essenciais à formação do cidadão, segundo Grácio (2016). O espaço escolar torna-se, em vista disso, apropriado à promoção de práticas docentes esteadas em conhecimentos teórico-práticos que favoreçam o planejamento de aulas voltadas a esse fim. A problematização da pesquisa, que se instala, portanto, nesse contexto, consiste em responder como a análise retórico-interacionista de uma obra literária, tal como Auto da Compadecida, pode ser mobilizada em sala de aula para criar situações de ensino-aprendizagem que possibilitem ampliar a competência argumentativa dos discentes no ensino básico. O objetivo geral é, por conseguinte, construir um instrumento de análise retórico- interacionista do éthos, ancorado nos indícios do lógos, aplicável a distintas práticas argumentativas, dentre elas as que se dão no âmbito de obras literárias, de forma a embasar um trabalho didático orientado a esse fim. A obra Auto da Compadecida é apropriada a tal intento porque João Grilo corporifica o poder do discurso persuasivo: constrói-se como orador/argumentador perante um auditório/argumentador heterogêneo e passa de "amarelinho safado", no primeiro ato, a porta voz do grupo, símbolo da esperança, no terceiro. Essa transformação etótica deve-se a sua competência argumentativa revelada ao longo das cenas teatrais. Observar, portanto, como ocorre tal construção nas diversas situações argumentativas presentes na obra abre caminhos para apresentar uma proposta didática de cunho retórico-interacionista que visa desenvolver as habilidades performativas inerentes ao argumentar. Para realizar esse propósito, a pesquisa foi concebida sob as bases teóricas de Aristóteles (2012), Perelman (1993; 2004), Perelman e Olbrechts-Tyteca (2005), Grácio (2013;2016; 2019), Meyer (2007), Plantin (2008), autores que serviram para fundamentar o instrumento retórico-interacionista aplicado.Quanto às demais áreas, utilizaram-se os estudos de Candido (2011), Lajolo (1982; 1993), Zilberman (2012), Cosson (2006), Compagnon (2009), Leahy- Dios (2000), Chiappini (1983) e os de Azevedo (2013), Leitão (2011; 2012), Ribeiro (2009), Leal, Brandão, Correia e Guerra (2010) para compor um quadro crítico do ensino-aprendizagem de Literatura e Argumentação, tendo em vista os potenciais e limitações vigentes. A fim de desenvolver as dimensões epistemológicas que recobrem essa pesquisa - Retórica, Interacionismo, Literatura e Didática -, aplicou-se uma metodologia de abordagem qualitativa, de natureza aplicada, com objetivos exploratórios e procedimentos bibliográficos, conforme Lakatos e Marconi (2003). O instrumento retórico-interacionista desenvolvido mostrou-se propício à elaboração de "questões motivadoras" que nortearam a proposta didática. Orientada à discussão da construção etótica de João Grilo, a proposta traça um percurso investigativo que parte da imagem "pré-construída" pelos discentes a respeito do personagem, à imagem (re)construída após análise e discussão da obra. Contemplada a dimensão interativa da argumentação, gera-se espaço para que, ao ensinar a argumentar, o docente assuma também uma postura argumentativa, aberta à interrogação, à crítica, ao diálogo, a fim de que sua prática seja, a tal ponto, exemplo da teoria, que os discentes se tornem capazes de expandir os conhecimentos curriculares fora dos muros da escola.
Título em inglês
Connections between argumentative and literacy education: Auto da Compadecida as a sourse for a rhetorical-interactionist approach
Palavras-chave em inglês
Argumentation
Interaction
Literature
Rhetoric
Teaching
Resumo em inglês
Placed in the dimension of the social practices, argumentation is a non coercive human activity which fits into the realm of controversy and contentiousness, and which maintains dialogue as its relational matrix, despite its persuasive contours. Teaching it widens the pupil's argumentative competence, which is composed of the abilities to engage in dialogue, to think, to choose and to commit oneself socially, all of which is essential to the formation of a citizen, according to Grácio (2016). The school environment becomes, thus, adequate for the promotion of teaching practices based on theoretical-practical knowledge. Therefore, the research problem lies in answering how rhetorical-interactionist analysis of a literary work, such as Auto da Compadecida, can be mobilized in class to create teaching-learning situations which allow enhancements to the argumentative competence of elementary school students. The general objective is, consequently, to devise a tool for rhetorical-interactionist analysis of the ethos, grounded on logos-based cues, which can be applied to diverse argumentative practices, among which are those in the context of literary works, in such a way which gives foundation to didactic work aimed at this end. O Auto da Compadecida is a literary work which is suitable for such endeavor, since João Grilo, its main character, embodies the power of persuasive discourse: he establishes himself as orator/arguer before a heterogeneous audience/arguer and is eventually promoted from "yellow-skinned scammer" in the first act to spokesman of the group and symbol of hope in the third one. This ethotical transformation is due to his argumentative competence revealed throughout the theatrical scenes. So, observing how such construction takes place, starting from the evidence of logos, in the multiple argumentative situations existing in the literary work, paves the way for the presentation of a didactic proposal of rhetorical-interactionist nature which seeks to develop performative skills inherent to arguing. To carry this out, the research was conceived over the theoretical basis of Aristotle (2012), Perelman (1993; 2004), Perelman and Olbrechts-Tyteca (2005), Grácio (2013; 2016; 2019), Meyer (2007), and Plantin (2008), all of which were used to give foundation to the rhetorical-interactionist tool to be applied. Moreover, the studies of Candido (2011), Lajolo (1982;1993), Zilberman (2012), Cosson (2006), Compagnon (2009), Leahy-Dios (2000), Chiappini (1983), as well as those of Azevedo (2013), Leitão (2011;2012) Ribeiro (2009), Leal, Brandão, Correia e Guerra (2010) were used to compose a critical chart of the teaching/learning of literature and argumentation, taking into account the current potential and limitations. In order to develop the epistemological dimensions this research is overlaid with - rhetoric, interactionism, literature and didactics -, this thesis applied, in terms of methodology, qualitative approach, of applied nature, with explanatory objectives and bibliographicy procedures, according to Lakatos and Marconi (2003). The rhetorical-interactionist tool developed proved to be proper for the creation of "motivating questions" which directed the didactic proposal. Being oriented towards the discussion on João Grilo's ethotical construction, the proposal takes an investigative path which begins at the "pre-conceived" image of the character assumed by the students and moves to the (re)construed image following the analysis and discussion on the literary work. When the interactive dimension of argumentation is contemplated, a space is created so that, while teaching how to argue, the teacher also adopts an argumentative stance, open to interrogation, criticism, and dialogue, in order for his or her practice to set such an example of the theory that students became able to broaden their curricular knowledge outside the school walls.
 
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Data de Publicação
2021-08-13
 
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