• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Doctoral Thesis
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.1991.tde-13062023-134609
Document
Author
Full name
Lineide do Lago Salvador Mosca
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
São Paulo, 1991
Supervisor
Committee
Martins, Nilce Sant Anna (President)
Balogh, Anna Maria
Barros, Diana Luz Pessoa de
Blkstein, Izidoro
Nascimento, Edna Maria Fernandes dos Santos
Title in Portuguese
A subjetividade no editorial: uma análise retórico-argumentativa da adjetivação
Keywords in Portuguese
Jornalismo
Língua
Literatura
Metodologia
Técnica jornalística
Abstract in Portuguese
Situamos dentro de uma teoria geral do discurso o estudo da adjetivacao nos editoriais, considerando-a uma das marcas discursivas do enunciador capazes de captar a adesao do destinatario, sem quebrar o efeito global de objetividade que se pretende para este tipo de texto. Trata-se de uma modalidade jornalistica privilegiada para estudo dos elementos que, como o adjetivo, podem ser portadores de valoracao, exprimindo juizos ou manifestando envolvimento e reacoes do produtor do discurso. Partindo dos indices avaliatorios constituidos pelos adjetivos, num eixo continuo que vai do menos marcado do ponto de vista da subjetividade, procuramos mostrar os processos de investimento de valor ou axiologizacao que se dao na trama constitutiva do texto. O uso dos efeitos de sentido com valor persuasivo nos levou, neste trabalho, a rever a subjetividade enquanto tal, mediante a utilizacao de processos retorico-argumentativos, entre os quais a adjetivacao tem importante papel a cumprir. Nosso corpus constou de 48 editoriais de 8 jornais de nossa imprensa, tendo-se efetuado paralelamente uma avaliacao quantitativa do conjunto do inventario e um trabalho de micro-analise num recorte da amostragem. Procuramos mostrar de que recursos se vale o editorial para produzir o efeito de neutralidade e ao mesmo tempo, tomar posicionamento diante dos fatos como porta-voz da coletividade e do jornal
Title in English
Not available
Keywords in English
Not available
Abstract in English
Not available
 
WARNING - Viewing this document is conditioned on your acceptance of the following terms of use:
This document is only for private use for research and teaching activities. Reproduction for commercial use is forbidden. This rights cover the whole data about this document as well as its contents. Any uses or copies of this document in whole or in part must include the author's name.
Publishing Date
2023-06-13
 
WARNING: Learn what derived works are clicking here.
All rights of the thesis/dissertation are from the authors
CeTI-SC/STI
Digital Library of Theses and Dissertations of USP. Copyright © 2001-2024. All rights reserved.