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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2023.tde-11082023-192204
Documento
Autor
Nome completo
Anna Karolina Miranda Oliveira
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2023
Orientador
Banca examinadora
Hernandes, Maria Célia Pereira Lima (Presidente)
Defendi, Cristina Lopomo
Paula, Fraulein Vidigal de
Vicente, Renata Barbosa
Título em português
O corpo fala antes que emerjam as palavras: estudo longitudinal do processo de aquisição da linguagem de uma criança com TEA
Palavras-chave em português
Aquisição da linguagem
Categorias cognitivas
Corporeamento
Espaço de atenção conjunta
Transtorno do espectro autista
Resumo em português
A ontogenia humana é uma área ainda pouco explorada pelas ciências linguísticas, especialmente se consideradas as abordagens funcionalistas da linguagem. Compreendê-la é, no entanto, de imensurável importância para a compreensão integral dos processos cognitivos envolvidos na comunicação humana. Esta tese, portanto, se debruça sobre os processos motores e cognitivos que acompanham a aquisição da linguagem de uma criança humana desde seu nascimento até a idade de 3 anos, momento em que a produção sintática deve estar em plena atividade e a experiência discursiva deve começar a figurar em suas interações comunicativas. A hipótese inicial sobre esse processo pairava sobre o papel do corporeamento na maturação das habilidades cognitivas prévias para a aquisição de língua. Dois, portanto, são os objetos de investigação no projeto original desta tese, um teórico e um analítico. Os achados da investigação, contudo, ainda no processo longitudinal de recolha de material, revelaram que a criança observada estava apresentando um desenvolvimento atípico, o que culminou em um diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA). O estudo desenvolvido, portanto, não se propõe a fazer uma análise quantitativa de dados, pois o que se buscou provar é a implicatura de conceitos cognitivos mais concretos na aquisição de conceitos mais abstratos na ontogênese, neurotípica ou atípica. Ademais, os marcos do desenvolvimento, como ocorrem em momentos diferentes no desenvolvimento atípico, foram considerados apenas a fim de estabelecer uma relação entre habilidades, independentemente da idade em que elas aconteciam. A análise de dados proposta, é, assim, qualitativa, uma vez que considerou não a quantidade ou os períodos de produção linguística, mas os scaffoldings motores e cognitivos de habilidades anteriores, mais concretas, para a aquisição de habilidades posteriores, mais abstratas, no desenvolvimento humano, como é o caso da linguagem. O material analisado é composto por um diário com anotações de todos os eventos sociais e linguísticos protagonizados pelo bebê em observação ao longo de 3 anos, além de vídeos em ambiente controlado nos quais é possível analisar interações triádicas e seus efeitos na socialização e linguagem do bebê a partir dos seus 9 meses de idade. Apliquei, então, aos dados a escala de Denver II, para observar a relação entre as áreas do desenvolvimento, e analisei-os à luz dos postulados teóricos de Heine et alii (1991) e Lima-Hernandes (2010; 2021), que dissertam sobre categorias cognitivas, e de Tomasello (2007), que analisa a aquisição da linguagem sob uma perspectiva baseada no uso. Os resultados encontrados revelam uma relação intrínseca entre a maturação de habilidades sociais e de habilidades linguísticas, ilustrada pela habilidade de atenção compartilhada declarativa funcionando como um verdadeiro scaffold cognitivo para a aquisição da competência interlocutória e, por fim, discursiva.
Título em inglês
The body speaks before the words arise: a longitudinal study about the language acquisition process of a child with ASD
Palavras-chave em inglês
Autism spectrum disorder
Cognitive categories
Embodyment
Joint attention space
Language acquisition
Resumo em inglês
Human ontogeny is an area still barely explored by linguistic sciences, especially considering the functionalist approaches to language. Understand that is, however, of immeasurable importance for the integral understanding of the cognitive processes involved in human communication. This thesis, therefore, focuses on the motor and cognitive processes that is involved in a human child's language acquisition process from birth until the age of 3, when syntactic production must be in full activity, and the discursive experience should begin to figure in their communicative interactions. The initial hypothesis about this process hovered on the role of embodiment in the maturation of cognitive skills prior to language acquisition. Two, therefore, are the objects of investigation in the original project of this thesis, one theoretical and one analytical. The findings of the investigation, however, still in the longitudinal process of collecting material, revealed that the observed child was exhibiting an atypical development, which culminated in a diagnosis of Autistic Spectrum Disorder (ASD). The study developed, therefore, does not propose to make a quantitative data analysis, since what was sought to prove is the implication of more concrete cognitive concepts in the acquisition of more abstract concepts in ontogenesis, neurotypical or atypical. Furthermore, developmental milestones, as they occur at different times in atypical development, were only considered only in order to establish a relationship between abilities, regardless of the age at which they occurred. The proposed data analysis is thus qualitative, since it considered not the quantity or periods of linguistic production, but the motor and cognitive scaffoldings of earlier, more concrete skills, for the acquisition of later, more abstract skills, in the human development, such as language. The analyzed material consists of a diary with notes of all social and linguistic events played by the baby under observation throughout 3 years, as well as videos in a controlled environment in which it is possible to analyze triadic interactions and their effects on the baby's socialization and language from 9 months old. I then applied the Denver II scale to the data to observe the relationship between the areas of development and analyzed them in the light of the theoretical postulates of Heine et alii (1991) and Lima-Hernandes (2010; 2021), who discuss cognitive categories, and Tomasello (2007), who analyzes language acquisition from a usage-based perspective. The results found reveal an intrinsic relationship between the maturation of social skills and language skills, illustrated by the declarative shared attention skill functioning as a true cognitive scaffold for the acquisition of interlocutory and, ultimately, discursive competence.
 
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Data de Publicação
2023-08-11
 
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