• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2015.tde-10092015-174016
Document
Auteur
Nom complet
Mayara Suellen de Sousa
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2015
Directeur
Jury
Urbano, Hudinilson (Président)
Dias, Ana Rosa Ferreira
Durante, Denise
Titre en portugais
Marcas da oralidade nas manchetes do jornal popular Meia Hora de Notícias
Mots-clés en portugais
Escrita
Jornalismo popular
Oralidade
Resumé en portugais
Este trabalho tem por finalidade apresentar resultados de pesquisa sobre as marcas da oralidade em textos escritos, especificamente em jornais considerados populares e nesta dissertação em manchetes do jornal Meia Hora de Notícias. Os jornais populares têm interesse maior pela divulgação da notícia e aproximação com o público leitor. A importância deste trabalho se dá pelo dinamismo da língua e a intensa troca entre o oral e o escrito. Essa troca faz da linguagem jornalística uma mistura entre o formal e o informal como maneira de envolver o maior número possível de leitores. Assim, recorre-se a teóricos que apresentam conceitos referentes a questões de língua, linguagem, discurso e oralidade: Marcuschi (1993, 1995, 2004 e 2007), Koch e Oesterreicher (1985, 2007), Charaudeau (2007, 2008), Koch (1997, 2008), Ong (1998), Preti (1983, 2004), Dias (1996), Urbano (1998, 2000, 2006 e 2011), Fávero (2009). Nossos objetivos específicos são: delinear as particularidades da linguagem do jornalismo popular, verificar a relação entre língua falada e língua escrita, analisar as marcas de oralidade presentes no jornal Meia Hora de Notícias com base nos níveis discursivo e linguístico e compreender tais marcas de oralidade como estratégias de aproximação do leitor. Nossa hipótese é que a simulação de oralidade é uma estratégia do jornalismo popular, por isso a presença de ocorrências de oralidade nas manchetes. Pesquisamos 365 capas do jornal e optamos por uma análise mais detalhada de 30 manchetes. Enfocamos o campo discursivo, que contempla a narrativa, a língua culta x a língua popular, as fórmulas fixas, as frases triádicas e o envolvimento do narrador nas notícias do jornal. No campo linguístico, destacamos os aspectos fonético, lexical e morfológico a fim de entender como se configuram os recursos de oralidade utilizados pelo Meia Hora de Notícias.
Titre en anglais
Marks of orality in the headlines of the popular newspaper Meia Hora de Notícias
Mots-clés en anglais
Orality
Popular journalism
Writing
Resumé en anglais
This paper aims to present research results about the marks of orality in written texts, specifically in newspapers considered "popular" and in this dissertation in newspaper headlines Meia Hora de Notícias. The tabloids have greater interest in the dissemination of news and approach to the reading public. The importance of this work is given by the dynamism of language and the intense exchange between the oral and the written, this change makes the journalistic language a mix between formal and informal as a way to involve the largest possible number of readers. Thus, we make use of theoretical concepts that have related to language issues, language, speech and orality: Marcuschi (1993, 1995, 2004 and 2007), Koch and Oesterreicher (1985, 2007), Charaudeau (2007, 2008), Koch (1997, 2008), Ong (1998), Preti (1983, 2004), Dias (1996), Urbano (1998, 2000, 2006 and 2011), Favero (2009). Our specific objectives are: to outline the particularities of the popular journalism language, verify the relationship between spoken and written language, analyze the marks of orality present in the newspaper Meia Hora de Notícias based on the discursive and linguistic levels and understand such brands as orality approximation strategies the reader. Our hypothesis is that orality simulation is a popular journalism strategy, so the presence of orality of occurrences in the headlines. We analyzed 365 newspaper covers and opted for a more detailed analysis of 30 headlines. We focus on the discursive field, which includes the narrative, the cultured language x popular language, fixed formulas, the triadic phrases and the involvement of the narrator in the journal news. In the linguistic field, highlight the phonetic, lexical and morphological aspects in order to understand how to configure the orality of resources used by Meia Hora de Notícias.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2015-09-10
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.