• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2023.tde-09112023-193758
Documento
Autor
Nombre completo
Priscila Vasconcelos Silva
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2023
Director
Tribunal
Condé, Valéria Gil (Presidente)
Santos, Alice Pereira
Souza, Paula da Costa
Viaro, Mario Eduardo
Título en portugués
"Essa língua também é minha": imigrantes nas escolas paulistanas como neofalantes de português brasileiro
Palabras clave en portugués
Ensino-aprendizagem
Língua não-materna
Migração
Neofalantes
Novos falantes
Resumen en portugués
Neste trabalho propõe-se que a terminologia neofalante (Ramallo, 2013; 2020; Smith-Christmas et al., 2018) seja aplicada para descrever estudantes que falam uma língua que não é sua língua materna. O conceito de neofalante, no contexto paulistano, refere-se a alunos migrantes aprendendo o português, assim como brasileiros que aprendem a norma-padrão através da escola. Seu uso tem como propósito aproximá-los em uma abordagem de ensino de língua portuguesa que contemple semelhanças e diferenças que ambos os grupos possuem em relação à norma-padrão. O conceito de neofalante vai além da descrição do status de falante do aluno, permitindo que políticas e abordagens pedagógicas sejam desenvolvidas na sala de aula para facilitar a inclusão linguística, bem como o sucesso acadêmico e social do aluno. A partir da diversidade linguística presente em sala de aula, o trabalho propõe uma discussão teórica, um estudo de caso sobre o uso do conceito de neofalante em uma escola secundária em Burela (Galiza, Espanha), Modelo Burela (2005 - presente), e a aplicação de uma sequência didática (Dolz, Noverraz, Schneuwly, 2004) que utiliza o conceito, adotada em uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental - Anos Finais na cidade de São Paulo. A sequência tem como resultado a produção de um podcast de entrevistas com temas relacionados à migração, como cultura e histórias de deslocamento. A atividade proporcionou a integração entre alunos de diferentes origens e línguas-maternas, e possibilidades de aprendizado e uso do gênero textual entrevista sem que houvesse distinções hierárquicas entre falantes. O objetivo da pesquisa é verificar se a abordagem dos alunos migrantes como neofalantes do português brasileiro facilita o desenvolvimento de habilidades na língua portuguesa e a integração aluno-escola. Consideramos que esta abordagem pode ser incorporada ao ensino de migrantes na cidade de São Paulo, a fim de evitar que a dicotomia entre língua padrão e oralidade seja sinônimo de exclusão social e fornecer aos professores uma ferramenta para inclusão em sala de aula.
Título en inglés
"This language is also mine" immigrants in São Paulo schools as new speakers of Brazilian Portuguese
Palabras clave en inglés
Migration
Neofalantes
New speakers
Non-native language
Teaching-learning process
Resumen en inglés
This work proposes the application of the terminology neofalante (Ramallo 2013; 2020; Smith-Christmas et al., 2018) to describe students who speak a language that is not their mother language. The concept of neofalante, in the São Paulo context, refers to migrant students learning Portuguese as well as Brazilians learning the standard language through school. Its use is intended to bring them together in a Portuguese language teaching approach that takes into account similarities and differences that both groups have in relation to the standard language. The concept of neofalante goes beyond describing the student's speaking status, allowing policies and pedagogical approaches to be developed in the classroom to facilitate linguistic inclusion, as well as the student's academic and social success. Based on the linguistic diversity present in the classroom, this work proposes a theoretical discussion, a case study on the use of the neofalante concept in a secondary school in Burela (Galicia, Spain), Modelo Burela (2005 - present), and the application of a didactic sequence (Dolz, Noverraz, Schneuwly, 2004) that uses the neofalante tag, adopted in a 9th grade class of Ensino Fundamental - Anos Finais in the city of São Paulo. The sequence has as a result the production of an interview podcast with themes related to migration, such as culture and stories of displacement. The activity provided the integration between students from different origins and mother languages, and possibilities of learning and using the textual genre interview without making hierarchical distinctions between speakers. The aim of the research is to verify whether approaching migrant students as neofalantes of Brazilian Portuguese facilitates the development of their Portuguese language skills and student-school integration. We consider that this approach can be incorporated into the teaching of migrants in the city of São Paulo, in order to prevent the dichotomy between standard language and orality from being synonymous with social exclusion and to provide teachers with a tool for inclusion in the classroom.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2023-11-09
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.