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Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2020.tde-09092020-195704
Documento
Autor
Nombre completo
Dinair Barbosa de Freitas
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2020
Director
Tribunal
Silva, Luiz Antonio da (Presidente)
Dias, Ana Rosa Ferreira
Modesto, Artarxerxes Tiago Tacito
Silva, Cibelle Correia da
Título en portugués
Um estudo da face no discurso acadêmico de graduandos do curso de Letras - Língua Portuguesa
Palabras clave en portugués
Discurso Acadêmico
Interação
Preservação de Face
Resumen en portugués
Esta pesquisa estuda a elaboração da face nos textos acadêmicos escritos de graduandos de Letras. Parte do pressuposto de que marcas de interatividade cumprem várias funções discursivas em contextos acadêmicos, (cf. Barros, 1998; 1999; 2012), estabelecendo relação entre o escrevente com seu interlocutor a partir da interação, conforme Marcuschi (2001). Nessa perspectiva, o texto é espaço de interação entre os sujeitos, possibilitando flagrar a elaboração de face pelo graduando. No contexto desta pesquisa, as marcas de interatividade indicam não somente, a busca, por parte do graduando, pelo envolvimento do professor, mas revelam, sobretudo, a preocupação com o monitoramento da interpretação do seu interlocutor. O objetivo geral procura compreender o funcionamento intersubjetivo das práticas do discurso acadêmico por meio do gerenciamento da face, a fim de contribuir para desenvolver um discurso acadêmico mais voltado para sua natureza interacional pelo graduando de Letras. Quanto aos específicos, estão: analisar movimentos de elaboração da face e de trabalho de face (face work) na busca do graduando pelo pertencimento à comunidade acadêmica e compreender as estratégias de que os participantes da interação se valem para preservar a sua própria face e do professor. O corpus constitui-se de 16 textos acadêmicos escritos pelos graduandos durante o curso de Letras, nas disciplinas de Atividades Práticas de Docência, de Introdução à Linguística, de Morfossintaxe II e de Semântica, no período entre 2009 e 2012, em Paragominas, PA. A metodologia utilizada segue os procedimentos da pesquisa qualitativa, abordagem interpretativista, com apoio na base quantitativa. Teoricamente, a pesquisa se respalda nos estudos sociointeracionais da linguagem e da Sociolinguística Interacional. Os resultados da pesquisa levam a conclusão de que os graduandos acionam estratégias de prevenção da face ligados ao status assumidos pelos graduandos na interação.
Título en inglés
A study of face-work in the academic discourse of undergraduate students from Portuguese Language course
Palabras clave en inglés
Academic discourse
Face preservation
Interaction
Resumen en inglés
This research investigates the face-work in academic texts written by undergraduate students from Language Studies course. It starts from the assumption that interactivity markers fulfill several discursive functions in academic contexts, (cf. Barros, 1998,1999, 2012), establishing a relationship between the writer and the interlocutor from the interaction, according to Marcuschi (2001). From that perspective, the text is a place for interaction between the subjects, making it possible to notice the face-work chosen by the student. In the context of this research, the marks of interactivity indicate not only the search for teacher involvement by the student, but it also reveals, above all, the undergraduate student's concern about monitoring the interpretation of his interlocutor. The general objective of this research seeks to understand the intersubjective functioning of academic discursive practices through face management, in order to contribute to the development of an academic discourse more focused on its interactional nature by the undergraduate. And the specific ones would be: to identify strategies for projecting faces in written texts, to understand the strategies that the participants in the interaction use to preserve their own face and the face of the teacher and to analyze movements of face elaboration and face-work in the search for the undergraduate student for belonging in the academic community.
 
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Fecha de Publicación
2020-09-09
 
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