• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
Documento
Autor
Nome completo
Ronaldo Aparecido Moura
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2019
Orientador
Banca examinadora
Monte, Vanessa Martins do (Presidente)
Barzotto, Valdir Heitor
Bueno, Belmira Amelia de Barros Oliveira
Munhoz, Renata Ferreira
Título em português
Manuscritos escolares: contribuições da crítica textual para a pesquisa em sala de aula
Palavras-chave em português
Escrita e reescrita de textos
Manuscritos escolares
Produção textual
Resumo em português
A partir da proposta de Duranti (1989) de expansão do campo de aplicação da Diplomática Medieval a fim de torná-la relevante e aplicável a documentos contemporâneos e ancorados no método filológicointerpretativo desenvolvido por Said (2004) e nas normas e tipos de edição de textos segundo Cambraia (2005); pretendemos explorar a capacidade de diálogo da Crítica Textual com a produção acadêmica em Educação e Linguagem. Esta dissertação tem como objetivo avaliar o tratamento dispensado ao manuscrito escolar na produção acadêmica que o toma como objeto de reflexão e fonte documental a fim de refletir acerca da necessidade de avaliação da coerência entre os objetivos da pesquisa e as estratégias de edição adotadas para os textos de estudantes, com especial atenção ao grau de subjetividade depositado no resultado da edição. Partindo do pressuposto de que uma das preocupações centrais da metodologia científica é garantir a validade do percurso escolhido pelo pesquisador para se chegar ao objetivo proposto e que a qualidade dos resultados alcançados no trabalho científico depende da qualidade das fontes que fornecem os dados e de sua fidedignidade, consideramos que a aplicação dos princípios da Crítica Textual para a edição de textos oferece grandes contribuições para o desenvolvimento de pesquisas com base em textos de estudantes. Este estudo discute as diferentes estratégias de edição dos manuscritos escolares na produção acadêmica, explorando sua materialidade e também seus aspectos textual, documental, histórico, social e cultural a fim de apontar seu potencial como objeto de interesse a diferentes áreas do conhecimento. Assim, espera-se ao longo deste trabalho oferecer recursos para que pesquisadores interessados em ingressar no campo da pesquisa em sala de aula possam realizar um trabalho de edição dos manuscritos escolares adequado para os fins de documentação de seu percurso metodológico, como forma de registrar as experiências, interpretações e conclusões expostas.
Título em inglês
School Manuscripts: Contributions from Textual Criticism to the Educational Research
Palavras-chave em inglês
Educational research
School composition
School manuscripts
Resumo em inglês
In this paper we discuss the results of the edition of school manuscripts in the academic production in the educational field, exploring the material, textual, documental, historical, social and cultural aspects of school manuscripts in order to assess the coherency between the researcher's objectives and the editing strategies applied to the documents presented. Based on Duranti's influential work (1989) suggesting new uses for Diplomatics by expanding its field of interest and also incorporating contemporary documents as objects of critical analysis and reflection, Said's "philological-interpretive model" (2004) and standards and procedures for editing (CAMBRAIA, 2005), this research establishes a dialogue between Textual Criticism and the academic production in the area of Education. Our aim is to present the different strategies for editing school manuscript (the transcription formats and document reproduction strategies available) by examining both advantages and disadvantages of each one in relation to the objectives established by the researcher. In addition, this initiative provides references to edit school manuscripts for those interested in conducting research in the educational field.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2019-09-09
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2019. Todos os direitos reservados.