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Master's Dissertation
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2021.tde-08062021-213944
Document
Author
Full name
Maria Gabriela Rodrigues de Castro
E-mail
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
São Paulo, 2021
Supervisor
Committee
Gonçalves Segundo, Paulo Roberto (President)
Andrade, Maria Lúcia da Cunha Victório de Oliveira
Lousada, Eliane Gouvêa
Munhoz, Renata Ferreira
Title in Portuguese
A argumentação prática no Ensino Básico: uma jornada didática rumo à competência argumentativa
Keywords in Portuguese
Argumentação
Argumentação prática
Educação
Ensino-aprendizagem
Jornada didática
Língua Portuguesa
Produção textual
Sequência didática
Abstract in Portuguese
Destinada à aplicação em sala de aula, esta pesquisa se concretiza sustentada em dois pilares: teórico e prático. Apoiados no modelo de argumentação prática proposto por Fairclough e Fairclough (2012) e em desdobramentos desenvolvidos por Gonçalves-Segundo (2019), nosso objetivo é discutir e oferecer ao docente ferramentas produtivas para que o ensino-aprendizagem da argumentação possa ser construído de modo significativo no Ensino Básico. Isto posto, este trabalho divide-se em quatro capítulos. No primeiro, discutimos o espaço da argumentação na sala de aula. Para tanto, analisamos os documentos educacionais oficiais, como, por exemplo, a BNCC, bem como lançamos olhar para as especificidades das práticas pedagógicas. No segundo capítulo, apresentamos e discutimos o quadro teórico dos estudos argumentativos através do tempo, tendo, contudo, foco naqueles que contribuem diretamente ao nosso propósito. As duas primeiras partes são basilares para que possamos, numa espécie de rota ou trajeto, empreender uma proposta de sequência didática designada jornada didática (doravante JD). Levando isso em conta, no terceiro capítulo, apoiados, sobretudo, em Bacich e Moran (2018), Dolz et al. (2004) e Lerner (2007), explicitamos as opções metodológicas que adotamos como base para organizar nossa JD. Sem perder de vista a factibilidade das atividades sugeridas ao professor, na quarta e última parte do trabalho, apresentamos, de maneira detalhada, as cinco etapas de nossa sequência didática orientada ao trabalho com argumentação prática: (i) Introdução aos estudos da argumentação; (ii) Defesa de pontos de vista; (iii) Identificação dos constituintes da argumentação prática; (iv) Argumentação prática e os gêneros textuais reivindicatórios; e (v) Aplicação de conceitos em um projeto estudantil coletivo. Direcionadas ao nono (9o) ano do Ensino Fundamental - Anos Finais, mas adaptáveis às séries posteriores, as atividades propostas abordam diferentes temáticas e distintos gêneros discursivos, tanto em termos de leitura quanto de produção textual, que envolvem a prática argumentativa de crítica a e defesa de Propostas de Ação. Visamos, assim, que, ao término da jornada, o estudante esteja apto a aplicar, em outros contextos, o que foi aprendido ao longo de todo o percurso.
Title in English
Practical argumentation in Basic Education: a didactic journey towards argumentative competence
Keywords in English
Didactic journey
Didactic sequence
Education
Portuguese Language
Practical Argumentation
Teaching-learning
Textual production
Abstract in English
Focusing on the Basic Education reality, this research is based on a theoretical and a practical pillar. Drawing on the practical reasoning model proposed by Fairclough and Fairclough (2012) and on further developments advanced by Gonçalves-Segundo (2019), our goal is to discuss productive tools for a meaningful teaching and learning of argumentation in Basic Education. In order to do so, this dissertation is divided into four chapters. In the first one, we discuss the locus of argumentation in Brazilian Basic Education, both by analyzing the country's official educational documents, such as the NCCB (National Common Curricular Base), and by describing the specificities of the current pedagogical practices concerning the topic. In the second chapter, we discuss the theoretical framework of argumentative studies through time, focusing on those that directly contribute to our research objective. The first two chapters are fundamental for the structuring of our proposal of didactic sequence called didactic journey (DJ). Taking this into account, in the third chapter, we explain the methodological options we adopted as a basis for organizing our DJ, by establishing a dialogue with the works of Bacich and Moran (2018), Dolz et al. (2004) and Lerner (2007). Without losing sight of the feasibility of the activities suggested to the teacher, in the fourth and last chapter of this dissertation, we present, in a detailed way, the five stages of our didactic sequence aimed at the teaching and learning of practical argumentation: (i) Introduction to the studies of argumentation; (ii) Defense of standpoints; (iii) Identification of the constituents of practical arguments; (iv) Practical argumentation and exhortative genres; and (v) Application of concepts in a collective student project. Directed to the ninth (9th) year of Elementary School - Final Years, but adaptable to later grades, the proposed activities address different themes and distinct genres, in terms of reading and textual production, involving both the argumentative moves of criticism and defense of Claims for Action. We envisage that, at the end of the journey, the students will be able to apply, in other contexts, what was learned along the process.
 
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Publishing Date
2021-06-09
 
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