• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2014.tde-07102014-121114
Document
Auteur
Nom complet
Josely Teixeira Carlos
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2014
Directeur
Jury
Mosca, Lineide do Lago Salvador (Président)
Caretta, Alvaro Antonio
Ferreira, Luiz Antonio
Gil, Beatriz Daruj
Morelli, Rita de Cássia Lahoz
Titre en portugais
Fosse um Chico, um Gil, um Caetano: uma análise retórico-discursiva das relações polêmicas na construção da identidade do cancionista Belchior
Mots-clés en portugais
Belchior
Caetano Veloso
Chico Buarque
Gilberto Gil
Investimentos posicionais
Posicionamento individual
Relações polêmicas
Retórica do discurso verbomusical brasileiro
Técnicas argumentativas
Resumé en portugais
Considerando a Música Popular Brasileira (discurso verbomusical brasileiro) enquanto prática discursiva, o objetivo principal deste trabalho é analisar, na dinâmica identidadealteridade, os processos polêmicos de construção identitária do sujeito discursivo revelados nas canções do compositor Belchior, em diálogo com outras produções musicais brasileiras, mais especificamente com a obra dos compositores Caetano Veloso, Chico Buarque e Gilberto Gil. Situando-me no domínio dos estudos discursivos, tomo como base a perspectiva da Retórica Clássica, segundo Aristóteles; da Nova Retórica e das Teorias da Argumentação, a partir de Perelman, Olbrechts-Tyteca, Meyer, Plantin, Amossy e Mosca; da Análise Dialógica do Discurso, de acordo com o Círculo de Bakhtin; e da Análise do Discurso Francesa orientada por Maingueneau. Fundamento-me também nas pesquisas sobre o discurso polêmico, apoiada em Charaudeau, Kerbrat-Orecchioni, Angenot e Maingueneau; e por fim nos trabalhos sobre o gênero canção e a música, conforme Hirschi, Wisnik e Tatit. A partir da articulação desses campos do saber, faço uma reflexão para a análise das relações polêmicas na instituição da identidade de Belchior no campo da música brasileira. A hipótese central da tese é a de que a polêmica empreendida pelo artista cearense em sua produção musical de 1974 a 1993, embora envolva diversos antagonistas, pode ser bipolarizada em dois nomes, o de Belchior (o polemizador) e o de Caetano Veloso (principal destinatário da mensagem polêmica). Na defesa dessa hipótese, investigo como os elementos discursivos gênero, cenografia, ethos e código de linguagem investidos pelos cancionistas Caetano Veloso, Chico Buarque e Gilberto Gil articulam-se de modo reflexo nas canções de Belchior para a construção de um posicionamento individual polêmico, bem como os tipos de argumentos utilizados pelo cantor no estabelecimento dessas relações polêmicas. Defendo na tese de forma geral que a junção de todos esses investimentos interdiscursivos e gestos retóricos produz uma natureza específica ao discurso de Belchior, um exemplo que comprova a manifestação da retórica do discurso verbomusical brasileiro, que pode ser resumida por meio da noção de um investimento identitário polêmico
Titre en anglais
Fosse um Chico, um Gil, um Caetano: a rhetorical-discursive analysis of polemical relations in the identity construction of the composer Belchior
Mots-clés en anglais
Argumentative techniques
Belchior
Caetano Veloso
Chico Buarque
Gilberto Gil
Individual positioning
Polemical relations
Positional investments
Rhetoric of the Brazilian verbomusical discourse
Resumé en anglais
Considering the Brazilian Popular Music (Brazilian verbomusical discourse) as a discourse practice, the main target of this work is to analyze, upon the duality identity-alterity, the polemical processes of identity construction of the discourse subject revealed in the songs by the composer Belchior, in dialogue with another Brazilian music productions, especially the works of the composers Caetano Veloso, Chico Buarque and Gilberto Gil. My theoretical perspectives will be the Classical Rhetoric, according to Aristotle; the New Rhetoric and the Theories of Argumentation, according to Perelman, Olbrechts-Tyteca, Meyer, Plantin, Amossy and Mosca; the Dialogical Analysis of Discourse, according to the Circle of Bakhtin and the French Analysis of Discourse (A.D.) led by Maingueneau. Another theoretical basis are the researches about the polemical discourse based on Charaudeau, Kerbrat-Orecchioni, Angenot and Maingueneau and also based on the works about music and song, according to Hirschi, Wisnik and Tatit. From the articulation of these studies, I will point out the polemical relations on how the identity of the composer Belchior was established within the field of the Brazilian music. The main hypothesis is that his polemical relations configured between 1974 and 1993, although involves several antagonists, aims at two names Belchior himself (the polemics source) and Caetano Veloso (the polemics aim). In pro of this hypothesis, I will investigate how the elements of the discourse genre, scenography, ethos and language code are invested by Caetano Veloso, Chico Buarque and Gilberto Gil and reflected on the songs of Belchior in order to figure an individual polemical positioning, as well as the types of arguments used by the singer within those polemical relations. Generally speaking, I assume that the interdiscourse investments and the rhetorical gestures altogether configure a specific nature to the discourse of Belchior as an example of the rhetoric of the Brazilian verbomusical discourse, summarized by the notion of a polemical investment of identity
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2014-10-07
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.