• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2022.tde-05102022-143829
Documento
Autor
Nombre completo
Xiang Zhang
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2022
Director
Tribunal
Hernandes, Maria Célia Pereira Lima (Presidente)
Marçalo, Maria João
Silva, Roberval Teixeira e
Vicente, Renata Barbosa
Título en portugués
Evidências socioculturais e implicações identitárias na Paisagem Linguística do Chinês como Língua de Herança no Brasil
Palabras clave en portugués
Chinês como Língua de Herança
Hibridez
Iconicidade
Identidades
Paisagem Linguística
Paradoxos
Sociocultura
Superdiversidade
Resumen en portugués
Esta tese tem como objetivo pesquisar as socioculturas evidenciadas no contexto do Chinês como Língua de Herança no Brasil, convencionalmente concebido como Huayu, que tem sido ensinado, desenvolvido e herdado na comunidade imigrante chinesa no território brasileiro, especialmente na cidade de São Paulo, bem como as implicações identitárias, sob as perspectivas de Paisagem Linguística (LANDRY; BOURHIS, 1997; GORTER, 2006; GORTER; CENOZ, 2007; SHOHAMY; GORTER, 2009; JAWORSKI; THURLOW, 2010; BLOMMAERT, 2013; MELO-PFEIFER; LIMAHERNANDES, 2020), superdiversidade (VERTOVEC, 2007; BLOMMAERT; RAMPTON 2011) e as premissas cognitivo-funcionais (GIVÓN, 1995, 2005). Utilizei métodos de coleta de dados variados, tais como questionário, entrevista e desenho de árvore genealógica, a partir dos quais alguns filhos de imigrantes chineses que estão estudando chinês nas huaxiao (escolas comunitárias chinesas) em São Paulo, e os dados coligidos foram analisados de forma quantitativa e qualitativa, de modo a evidenciar que a Paisagem Linguística do Chinês como Língua de Herança no Brasil constitui-se marcada pela superdiversidade sociocultural, evidenciada pelos seus falantes de herança num continuum que envolve alguns critérios relevantes: família chinesa, huaxiao, e até nomes desses sino-brasileiros. As implicações de identidades são refletidas pela hibridez paralelamente verificada no nome pessoal e no grau de pertencimento cultural à nação chinesa
Título en inglés
Sociocultural evidence and identity implications in the Linguistic Landscape of Chinese as a Heritage Language in Brazil
Palabras clave en inglés
Chinese as a Heritage Language, Socioculture
Hybridity
Iconicity
Identities
Linguistic Landscape
Paradoxes
Superdiversity
Resumen en inglés
This thesis aims to research the sociocultures evidenced in the context of Chinese as a Heritage Language in Brazil, conventionally conceived as Huayu, which has been taught, developed and inherited in the Chinese immigrant community in Brazilian territory, especially in the City of São Paulo, as well as the identity implications, from the perspectives of Linguistic Landscape (LANDRY; BOURHIS, 1997; GORTER, 2006; GORTER; CENOZ, 2007; SHOHAMY; GORTER, 2009; JAWORSKI; THURLOW, 2010; BLOMMAERT, 2013; MELO-PFEIFER; LIMA-HERNANDES, 2020), superdiversity (VERTOVEC, 2007; BLOMMAERT; RAMPTON, 2011) and the cognitive-functional premises (GIVÓN, 1995, 2005). I used varied data collection methods, such as questionnaire, interview and family tree drawing, from which some children of Chinese immigrants who are studying Chinese in huaxiao (Chinese community schools) in São Paulo, and the collected data were analyzed quantitatively and qualitatively, in order to show that the Linguistic Landscape of Chinese as a Language of Heritage in Brazil is marked by sociocultural superdiversity, evidenced by its speakers of heritage in a continuum that involves some relevant criteria: Chinese family, huaxiao and even names of these Sino-Brazilians. The implications of identities are reflected by the parallel hybridity verified in the personal name and in the degree of cultural belonging to the Chinese nation
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2022-10-05
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.