• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
10.11606/D.8.2008.tde-05052008-153601
Document
Auteur
Nom complet
Bruna Wysocki
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2008
Directeur
Jury
Aquino, Zilda Gaspar Oliveira de (Président)
Hilgert, José Gaston
Silva, Luiz Antonio da
Titre en portugais
Interação face a face: um estudo das estratégias discursivas na reconstrução da imagem
Mots-clés en portugais
Argumentação
Estratégias discursivas
Imagem pública
Preservação das faces
Reconstrução da imagem
Resumé en portugais
O presente trabalho tem por proposta analisar o discurso formulado por um expresidente que pretende reconstruir sua imagem abalada em decorrência do impeachment que sofreu. Ao considerarmos um encontro social, em que os interlocutores interagem face a face, observamos que o interactante procura articular estratégias interacionais, a fim de preservar sua face e protegê-la de eventuais ameaças; ao mesmo tempo, coordena estratégias argumentativas com o intuito de interferir na concepção inicial que seus interlocutores possuem a respeito de sua imagem. Para atingirmos nossos objetivos, consideramos, da Sociolingüística Interacional, as teorias de preservação de faces abordadas por Goffman (1974) e, ao levarmos em conta que estratégias argumentativas também colaboram para a reconstrução da imagem, recorremos aos pressupostos da Teoria da Argumentação, segundo estudos de Perelman e Olbrechts-Tyteca (2002). Com base nesses estudos, partimos para a aplicação dos conceitos em um corpus constituído por uma entrevista televisiva, transmitida pelo Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), em agosto de 1998, no "Programa Livre", em que o ex-presidente Fernando Collor de Melo é entrevistado por estudantes de ensino médio e cursinho. O corpus foi gravado e transcrito de acordo com as normas publicadas pelo Projeto da Norma Urbana Culta - NURC-SP.
Titre en anglais
Iinteraction face to face: the discourse delivered by a former president that plans to rebuild his image
Mots-clés en anglais
Argumentation
Discourse strategies
Face´s preservation
Public image
Reconstruction of the image
Resumé en anglais
This paper has the purpose of analyzing the discourse delivered by a former president that plans to rebuild his image, since it was shattered as a result of an impeachment sustained by him. Upon considering a social gathering, in which the interlocutors interact face to face, we have noted that the interacting person tries to coordinate interactional strategies in order to preserve his face and protect it against any threats; at the same time, he organizes strategic arguments for the purpose of interfering with the initial assumption that his interlocutors have made in regard to his image. To achieve our goals, we have used, from the Interactional Sociolinguistics, the theory of faces' preservation as approached by Goffman (1974) and, by taking into account that strategic arguments too cooperate for the reconstruction of the image, we have relied on the assumptions of the Argumentation Theory, according to studies by Perelman & Olbrechts-Tyteca (2002). With basis on this information, we set out to apply the concepts in a corpus made up by a television interview broadcast by SBT, a television network, in August 1998, in the "Programa Livre" talk show, in which former President Fernando Collor de Melo was interviewed by high school students. The corpus was recorded and transcribed according to the rules published by Urban Educated Norm Project - NURC - SP
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2008-06-25
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
Centro de Informática de São Carlos
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2021. Tous droits réservés.