• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2022.tde-04102022-184814
Documento
Autor
Nome completo
Mayke Suênio Soares Matias
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2022
Orientador
Banca examinadora
Caretta, Elis de Almeida Cardoso (Presidente)
Gebara, Ana Elvira Luciano
Pinto, Mayra
Título em português
O diagnostico do mal na obra de Chuck Palahniuk: o léxico do grotesco como fio transgressor - uma análise estilística sociológica
Palavras-chave em português
Assombro
Campos Léxico-semânticos
Chuck Palahniuk. Romance
Estilística Lexical
Estilística Sociológica
Ficção Transgressiva
Grotesco. Círculo de Bakhtin
Heterodiscurso
Resumo em português
Assombro: um romance de histórias foi originalmente publicado em 2005 pelo autor estadunidense Chuck Palahniuk (1962-). A obra possui uma complexa estrutura narrativa que parodia o Decameron, de Giovanni Boccaccio, Os contos da Cantuária, de Geoffrey Chaucer, e os 120 dias de Sodoma, de Marquês de Sade. Ao emular os três autores, Palahniuk constrói sua narrativa no momento e no contexto em que nós, sujeitos da contemporaneidade, vivemos: pautados por um sistema capitalista neoliberal de consumo. Trata-se de um autor com uma produção artística polêmica, mas que, para além de chocar, tem um intuito maior: o de expor a ferida e diagnosticar o mal social a partir do que ele denomina Ficção Transgressiva. E Assombro seria uma das obras que mais representa esse diagnóstico, dada sua diversidade temática riquíssima. Para a análise do romance, optamos pelos escritos teóricos do Círculo de Bakhtin, com maior destaque para a sua Teoria do romance (2015, 2018, 2019) na qual o teórico busca apresentar uma estilística do romance, tomando-o pelo que é: um gênero literário com um discurso poético que o pesquisador deve analisar partindo de seu especificum, pois para o teórico o romance é um heterodiscurso social artisticamente organizado -- e sendo ele como um todo verbalizado é um fenômeno pluriestilístico, heterodiscursivo e heterovocal. O objetivo é analisar o objeto aos olhos de uma poética sociológica, em que não se separam forma e conteúdo, já que são indivisas no discurso quando este é concebido como fenômeno social - social em todos os campos de sua vida e em todos os seus elementos. Sob esse prisma sociológico buscamos demonstrar, num primeiro momento, como o autor-criador constrói os discursos dentro do romance para mostrarmos que 1) o discurso dos personagens é a representação artística do discurso de um sujeito neoliberalizado; 2) a voz do narrador, pelos discursos indireto e indireto livre, cumpre a função de minar, por meio da parodização, esse discurso neoliberal, corroendo-o de dentro para fora de forma ambivalente. Em um segundo momento, tendo em mente que a transgressão é um dos elementos da produção artística do autor, estando ela presente na sua temática, no seu conteúdo e, principalmente, em sua estrutura linguística, passamos a analisar como o autor faz uso do campo léxico-semântico do âmbito do grotesco para fins estéticos específicos, sendo esse léxico um dos fios que tecem o que denominamos nesta pesquisa de véu transgressor.
Título em inglês
The diagnosis of evil in Chuck Palahniuk's work: the lexicon of the grotesque as a transgressive thread - a sociological stylistic analysis
Palavras-chave em inglês
Bakhtin Circle
Chuck Palahniuk
Grotesque
Haunted
Heterodiscourse
Lexical Stylistics
Lexical-semantic Fields
Novel
Sociological Stylistics
Transgressive Fiction
Resumo em inglês
Haunted: A Novel of Stories was originally published in 2005 by american author Chuck Palahniuk (1962-). The work has a complex narrative structure that parodies the Decameron, by Giovanni Boccaccio, The Canterbury Tales, by Geoffrey Chaucer, and The 120 days of Sodom, by Marquis de Sade. By emulating the three authors, Palahniuk builds his narrative at the moment and in the context in which we, subjects of contemporaneity, live: guided by a neoliberal capitalist system of consumption. He is an author with a controversial artistic production, but which, in addition to shocking, has a greater purpose, that of: exposing the wound and diagnosing social evil from what he calls Transgressive Fiction. And Haunted would be one of the works that most represents this diagnosis, given its rich thematic diversity. For the analysis of the novel, we opted for the theoretical writings of the Bakhtin Circle, with greater emphasis on his Theory of the novel vol. I (2015), II (2018) and III (2019) since in it the theorist seeks to present a stylistics of the novel, taking it for what it is: a literary genre with a poetic discourse which the researcher must analyze starting from its specificum, since, for the theorist, the novel is an artistically organized social heterodiscourse, and being it as a verbalized whole, it is a pluristylistic, heterodiscursive and heterovocal phenomenon. The objective is to analyze the object in the eyes of a sociological poetics, in which form and content are not separated, since they are undivided in the discourse when it is conceived as a social phenomenon - social in all fields of its life and in all its elements. Under this sociological perspective we seek to demonstrate, at first, how the author-creator builds the discourses within the novel to show that 1) the characters' discourse is the artistic representation of the discourse of a neoliberalized subject; 2) the voice of the narrator, through indirect and free indirect discourse, fulfills the function of undermining, through parodization, this neoliberal discourse, corroding it from the inside out in an ambivalent way. In a second moment, bearing in mind that transgression is one of the elements of the author's artistic production, being present in his theme, in his content and, mainly, in his linguistic structure, we proceed to analyze how the author makes use of the field lexical-semantic scope of the grotesque for specific aesthetic purposes, this lexicon being one of the threads that weave what we call in this research the transgressive veil.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2022-10-04
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.