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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2022.tde-04102022-150602
Documento
Autor
Nome completo
Letícia Fernandes de Britto Costa
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2022
Orientador
Banca examinadora
Aquino, Zilda Gaspar Oliveira de (Presidente)
Gonçalves Segundo, Paulo Roberto
Palumbo, Renata
Simões, Jose da Silva
Título em português
O discurso infantil em ditaduras nacionalistas: as relações de poder entre criança e adulto no Estado Novo e na Alemanha Nazista
Palavras-chave em português
Contexto
Discurso Infantil
Estado Novo
Metodologia
Nazismo
Resumo em português
O presente trabalho busca propor uma metodologia de análise discursiva para investigar a maneira como contextos políticos de ditaduras nacionalistas são apreendidos, organizados e constituídos cognitiva e linguisticamente em discursos midiáticos voltados ao público infantil. Visamos defender a tese de que produções midiáticas veiculadas durante um governo totalitário têm seus discursos fortemente enviesados, no que se refere à apreensão, construção e organização do contexto sociopolítico em que foram publicados. Para isso, pautamo-nos, sobretudo, na hipótese de que há uma diferença entre a representação discursiva de crianças e adultos nesses textos, a qual pode ser aferida estatisticamente com base em estudos da Linguística Cognitiva, Linguística Sistêmico-Funcional e estudos discursivos. Para tanto, selecionamos textos de autoria atribuída a crianças e jovens, localizados em dois periódicos - "Hilf mit!", jornal alemão de leitura obrigatória nas escolas no período do regime nazista; e "O Tico-Tico", revista infantil que circulou no Brasil no período do Estado Novo. Buscamos observar, nesses discursos, que papéis discursivos são construídos entre crianças e adultos a partir da seleção dos sistemas de transitividade em tais textos. Para isso, tomamos como aparato teórico, os conceitos de Linguística Cognitiva de Taylor (2002), Morato (1996, 2016) e Marcuschi (2002, 2007), e de Filosofia da Linguagem, como Humboldt (2006 [1807]) e Milani (2000,2007); em relação aos estudos de Contexto e Discurso, buscamos respaldo em autores da Linguística Sociocognitiva no Brasil, como Marcuschi (1999, 2002, 2005, 2007), Aquino (1997) e da Análise Crítica do Discurso como van Dijk (2006) e seus seguidores. No que se refere aos estudos de Linguística Sistêmico-Funcional e sua relação com a Linguística Cognitiva, este trabalho se baseia nas pesquisas de Halliday e Matthiessen (2004), Langacker (2008), Lavid, Arús e Zamorano-Mansilla (2010) e Gonçalves-Segundo (2015). Visando alcançar nosso objetivo, procedemos à análise do sistema de transitividade dos textos, tendo em vista gerarmos um banco de dados. Os métodos quali-quanti foram utilizados para sustentação da análise comparativa entre os dois corpora. Os resultados evidenciados em nossa análise apontam para a presença de uma correlação entre o papel social exercido pelos participantes e seu respectivo Potencial de Transformação, indicando uma hierarquização entre crianças e adultos no periódico alemão, ao passo que, na revista brasileira, tal correlação de hierarquia não foi observada.
Título em inglês
Children's Discourse in Nationalist Dictatorships : power relations between child and adult in the Estado Novo and Nazi Germany
Palavras-chave em inglês
Childrens Discourse
Context
Estado Novo
Metodology
Nazism
Resumo em inglês
The present work intends to propose a methodology of discursive analysis to investigate the way in which political contexts of nationalist dictatorships are apprehended, organized and cognitively and linguistically constituted in media discourses for children. We aim to defend the thesis that the media productions broadcast during a totalitarian government have their discourses strongly biased, concerning the apprehension, the construction and the organization of the sociopolitical context in which they were published. In order to accomplish this, we are guided, above all, on the hypothesis that there must be a difference between the discursive representation of children and adults in these texts, which can be statistically measured based on studies of Cognitive Linguistics, Systemic-Functional Linguistics and discursive studies. For that, we selected texts authored by children and young people, located in two periodicals - "Hilf mit!", a German newspaper required to be read in schools during the Nazi regime; and "O Tico-Tico", a childrens magazine that circulated in Brazil during the Estado Novo period. We seek to observe, in these speeches, which discursive roles are constructed between children and adults, based on the transitivity systems option drafted in such texts. For this, we take as a theoretical apparatus the concepts of Cognitive Linguistics by Taylor (2002), Morato (1996, 2016) and Marcuschi (2002, 2007), and Philosophy of Language, such as Humboldt (2006 [1807]) and Milani (2000, 2007); regarding to the Context and Discourse studies, we seek support from authors from Sociointeractionist Linguistics in Brazil, such as Marcuschi (1999, 2002, 2005, 2007), Aquino (1997) and from Critical Discourse Analysis, such as van Dijk (2006) and his followers. In regard to the studies of Systemic-Functional Linguistics and its relationship with Cognitive Linguistics, this work is based on the research of Halliday and Matthiessen (2004), Langacker (2008), and Lavid, Arús and Zamorano-Mansilla (2010). In order to reach our objective, we proceeded to the analysis of the transitivity system of the texts, in order to generate a database. Quali-quanti methods were used to support the contrastive analysis between the two corpora. The results evidenced in our analysis point to the presence of a correlation between the social role played by the participants and their respective degree of transformation, indicating a hierarchy between children and adults in the German journal, while, in the Brazilian journal, such a hierarchy correlation was not observed.
 
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Data de Publicação
2022-10-04
 
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