• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.8.2008.tde-02122008-165311
Documento
Autor
Nome completo
Heitor Bittencourt Filho
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2008
Orientador
Banca examinadora
Mosca, Lineide do Lago Salvador (Presidente)
Campos, Leonildo Silveira
Campos, Norma Discini de
Dittrich, Ivo José
Seabra Filho, Jose Rodrigues
Título em português
- a enunciação do discurso religioso: leitura/análise do texto grego da epístola de Tiago
Palavras-chave em português
argumentação
Discurso religioso
enunciação coesão e coerência
semiótica
Resumo em português
A presente tese apresenta uma proposta de leitura/análise do texto grego da Epístola de Tiago que pertence, no corpus bíblico, ao Novo Testamento. A leitura/análise é feita aplicando-se conceitos, noções e metodologias das Ciências da Linguagem, modernamente empregadas na análise dos mais variados gêneros discursivos. O trabalho se constitui de três partes distintas: a primeira, em que se apresenta sumariamente a metodologia utilizada e são feitas algumas reflexões sobre o contexto, a utilização da língua grega, e o gênero do discurso epistolar. A segunda, na qual é apresentada uma proposta de teoria que tem como objetivo identificar uma estrutura e um processo para a INSTÂNCIA DA ENUNCIAÇÃO. Na terceira parte, são feitas leituras análises: do contexto e do gênero do discurso de Tiago; dos recursos do sistema da língua grega como o aspecto verbal, o particípio grego e a espacialização marcada desde o léxico; da discursivização do destinatário como indicando a possibilidade de que o orador Tiago seja destinador de um discurso dirigido tanto a um auditório particular como universal. As ciências da linguagem utilizadas prioritariamente foram: nossa proposta de visão teórica da instância da enunciação, a lingüística textual, a argumentação, e a semiótica da Escola de Paris. Tanto o referencial teórico como as leituras/análises feitas tiveram como objetivo mostrar a aplicabilidade de metodologias modernas em textos antigos religiosos - e escritos na língua original, bem como na busca de uma argumentação, coesão e coerência para o discurso de Tiago.
Título em inglês
The enunciation of religious discourse: reading/analysis of epistolary text of James
Palavras-chave em inglês
argumentation
cohesion and coherence
enunciation
Religious speech
Semiotics
Resumo em inglês
The present thesis presents a Greek text reading/analysis proposal of the Epistle of James that pertence, in corpus biblical, to the New Testament. The reading/analysis is made applying concepts, language Sciences Notions and methodologies, modernly employed in the analysis of the most varied discursive genders. The research constitutes of three distinct parts: The first, in which we present summarily the used methodology and some reflections on context are done, the Greek language system utilization, and the epistolary discourse gender. The second, in which is presented a theory proposal that has as goal identify a structure and a process for the enunciation instance. In the third part, readings analyses are done: of context and of the speech gender of James; of the Greek language system resources as the verbal aspect, the Greek participle and for spacialization marked since the lexicon; of the addressee's speechlization as indicating the possibility that the speaker James is destinator of a driven speech so much to a particular auditorium as universal. The sciences of the used language priority were: own theoretical vision of enunciation instance, the textual linguistics, the argumentation, and the semiotics of Paris School. Both the theoretical reference as the readings/analyses done had as goal of showing the applicability of modern methodologies in old texts - religious - and written in the original tongue, and in the search of an argumentation, cohesion and coherence for James's Speech.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2008-12-04
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2021. Todos os direitos reservados.