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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2020.tde-01122020-171013
Documento
Autor
Nome completo
Elenice Alves da Costa
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2020
Orientador
Banca examinadora
Alves, Ieda Maria (Presidente)
Araujo, Mariangela de
Costa, Lucimara Alves da Conceição
Silva, Odair Luiz Nadin da
Título em português
Um estudo de metáforas terminológicas presentes em gêneros acadêmicos da economia: aspectos linguísticos, comunicativos e cognitivos
Palavras-chave em português
Ciência
Cognição
Economia
Metáfora
Terminologia
Resumo em português
Este trabalho, que se circunscreve no âmbito da Terminologia, visa analisar as metáforas conceptuais da Economia, nossa área-objeto de pesquisa acadêmica. Essa investigação justifica-se devido ao fato de a linguagem científica desse ramo ser um recurso prolífico nas conceptualizações e denominações dessa área de conhecimento, uma vez que as metáforas da Economia possibilitam a apreensão de um conhecimento "complexo" junto às analogias que se referem a algo já conhecido em nosso cotidiano. Para a realização desta pesquisa, constituímos um corpus composto por gêneros acadêmicos que circulam entre especialistas e em vias de formação na área econômica, tais como: artigos científicos, dissertações de mestrado e teses de doutoramento disponíveis em formato eletrônico pelos sites da USP e da Unicamp. Observamos que o grau de especialização dos textos estudados determinou a natureza e a função das metáforas terminológicas desse campo de estudo: expor informações a fim de transmitir e de construir saberes, colaborando por sua vez no processo de conceptualização de um referente - devido a relações de semelhanças estabelecidas entre o conceito especializado e um conceito familiar. Os termos prospectados e analisados, sobretudo sob o viés da Linguística Cognitiva, revelam que os conceitos apresentados por esse tipo de linguagem são projetados pelos domínios-fontes de outros domínios de conhecimento como a Física ou a Biologia; além de se apoiarem em domínios do cotidiano, o que funda a estrutura do pensamento científico. Por último, consideramos também que as metáforas da Economia do ponto de vista de seus aspectos comunicativos, semânticos e cognitivos apresentam uma função pedagógica e sobremaneira heurística, uma vez que os mapeamentos de seus conjuntos de correspondências conceituais entre os elementos de um domínio-fonte para o domínio-alvo revelam a compreensão de conceitos que didatizam seus conhecimentos em um processo de interlocução de ensino e aprendizagem no nível da especialização.
Título em inglês
A terminological research on terminological metaphors from genres of Economics Writing: linguistic, communicative and cognitive aspects
Palavras-chave em inglês
Cognition
Economy
Metaphor
Science
Terminology
Resumo em inglês
The present work, within the context of Terminology, aims to analyze metaphorical concepts used in Economics, the object-field of our research. Such investigation is justified due to the fact that the scientific language of this field is a prolific resource in the conceptualizations and denominations of this area of knowledge, since the metaphors of economics make it possible to grasp a knowledge "complex" along with analogies that refer to something already known in our daily lives. For the accomplishment of this research, we constituted a corpus composed by academic genres which circulate among specialists and in formation courses in the economics area, such as: scientific articles, masters dissertations and doctoral theses available in electronic format through the USP and Unicamp websites. We observe that the degree of specialization of the studied texts determined the nature and function of the terminological metaphors of this field of study: to expose information in order to transmit and construct knowledge, collaborating in the process of conceptualizing a referent - due to relations of similarities established between the specialized concept and a familiar concept. The terms prospected and analyzed under the bias of Cognitive Linguistics reveal that the concepts presented by this type of language are projected by the source domains of other domains of knowledge such as physics, biology; besides relying on everyday domains, which founds the structure of scientific thought. Finally, we also consider that the metaphors of economics from the point of view of their communicative, semantic and cognitive aspects have a pedagogical and highly heuristic function, since the mapping of their sets of conceptual correspondences between the elements of a source domain for the target domain reveals the understanding of concepts that didacticize their knowledge in a process of interlocution of teaching and learning at the specialization level.
 
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Data de Publicação
2020-12-01
 
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