• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.8.2011.tde-29062011-144418
Documento
Autor
Nome completo
Maria da Penha Marinovic Doro
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2010
Orientador
Banca examinadora
Dick, Maria Vicentina de Paula do Amaral (Presidente)
Ferreira Netto, Waldemar
Monteiro, Yara Nogueira
Souza, Sandra Maria Ribeiro de
Trindade, Liana Maria Salvia
Título em português
A onomástica no discurso publicitário turístico das estâncias hidrominerais: Águas de São Pedro, um estudo
Palavras-chave em português
Águas de São Pedro
Discurso publicitário
Onomástica
Toponímia
Turismo
Resumo em português
Esta pesquisa tem como objetivo estudar a importância dos nomes próprios (topônimos e corônimos) no discurso publicitário das estâncias hidrominerais para divulgar suas potencialidades turísticas. O topônimo utilizado pela indústria turística pode tornar-se o nome de um produto. Para estudar o discurso publicitário turístico e para analisar o topônimo como uma marca, pesquisamos a relação entre turismo, espaço e topônimo. Para essa análise, escolhemos a estância hidromineral Águas de São Pedro, localizada no estado de São Paulo. Realizamos pesquisa documental e de campo, entrevistando familiares do denominador, moradores, hoteleiros e turistas. Estudamos também o desenvolvimento histórico do lugar, suas denominações incluindo seus bairros, vilas, logradouros e suas motivações toponímicas. Através do estudo onomástico, levantamos nomes de corônimos como as denominações dos hotéis do município de Águas de São Pedro, seus atrativos turísticos e a relação entre os nomes dos hotéis com o nome da cidade. Portanto, por meio de estudos teóricos interdisciplinares, buscamos mostrar como o nome do lugar é tratado como marca no discurso publicitário turístico.
Título em inglês
Onomastics in tourist advertising discourse of thermal cities: Águas de São Pedro, a study
Palavras-chave em inglês
Advertising discourse
Águas de São Pedro
Onomastics
Toponymy
Tourism
Resumo em inglês
This research aims to study the importance of names (toponyms and coronyms) in advertising discourse of water spa resort or thermal cities to promote their tourism potential. The place name used by the tourism industry can become the name of a "product". To study the tourist advertising discourse and to anallyse the place name as a trademark, we studied the relationship between tourism, space and place name. For this analysis, we chose the water health resort of Águas de São Pedro, located in São Paulo. We conducted desk research and fieldwork, interviewing relatives of the denominator, residents, tourists and hoteliers. We studied also the historical development of the place, including the denomination of its neighborhoods, towns, places and its toponimical motivations. Through the onomastic study, we found coronyns, as the name of the hotels in the city of Águas de São Pedro, its tourist attractions and the relationship between the the hotels name and the city name. Therefore, through interdisciplinary theoretical studies, we show how the place-name is treated as "trademark" in tourist advertising discourse.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2011-06-29
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2021. Todos os direitos reservados.