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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2020.tde-28022020-171406
Documento
Autor
Nome completo
Joyce do Nascimento Lopes
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2019
Orientador
Banca examinadora
Beividas, Waldir (Presidente)
Barros, Mariana Luz Pessoa de
Saraiva, José Américo Bezerra
Souza, Paula Martins de
Título em português
Afeto e subjetividade: uma análise semiótica do documentário Elena
Palavras-chave em português
Afeto
Discurso
Enunciação
Semiótica
Subjetividade
Resumo em português
A pesquisa visa abordar a significação no filme brasileiro Elena (2012), dirigido pela mineira Petra Costa. Uma experiência bastante pessoal resulta em um texto fílmico sobre a relação da diretora com a memória da irmã, Elena, que comete suicídio aos vinte anos de idade, no início da década de 1990. Para além da direta rememoração dos fatos, por meio de um discurso em primeira pessoa, são colocadas as motivações íntimas da menina-mulher Petra que extrapolam a dor da perda, ou utilizam-na como desencadeadora de outros sentimentos manifestados: os estados de alma, as paixões. Tomamos então contato com a condição passional das personagens. Trazendo aspectos de um estilo documental, o longa é construído sobre uma narrativa profundamente emotiva, com destaque à subjetividade e aos afetos. A partir da busca dos sentidos, trataremos de evidenciar o percurso passional dos sujeitos. Para tanto, realizamos análise semiótica fundamentada na teoria de linha francesa, cujo fundador é o lituano A. J. Greimas. Seguimos também os avanços teóricos propostos por Zilberberg, valendo-nos da noção de tensividade. Assim, unimos modalidades e categorias tensivas para entender paixões. Luto, melancolia e acontecimento são trabalhados de forma central nesta dissertação. Procuramos igualmente entender os processos enunciativos capazes de criar determinados efeitos de sentido. Constatamos que há um tom passional a mediar as relações entre enunciador e enunciatário, pois, diante das características do filme já mencionadas, deparamo-nos não só com um discurso da paixão, ou seja, uma abordagem dos estados de alma dos atores do enunciado, mas também com um discurso apaixonado que se manifesta por uma organização específica da linguagem cinematográfica. Sendo o sincretismo uma estratégia enunciativa global, consideramos fundamental recorrer à manifestação, especialmente nessa obra, que utiliza os recursos do plano da expressão para criar um filme com traços poéticos. Queremos, pois, entender também como a afetividade perpassa a construção fílmica em sua manifestação.
Título em inglês
Affection and subjectivity: a semiotic analysis of the documentary Elena
Palavras-chave em inglês
Affection
Discourse
Enunciation
Semiotic
Subjectivity
Resumo em inglês
The research aims to address the significance in the Brazilian film Elena (2012), directed by Petra Costa. In it, a very personal experience results in a filmic text about the director's relationship with the memory of her sister, Elena, who commits suicide at the age of twenty in the early 1990s. Beyond the direct recollection of the facts through a first-person discourse, the intimate motivations of the Petra girl-woman that extrapolate the pain of loss or use it as a trigger for other manifested feelings are set forth: the states of soul, the passions. Then we came into contact with the passionate condition of the characters. Bringing aspects of a documentary style, the film is built from a deeply emotive narrative, highlighting subjectivity and affections. From the search of the senses, we will try to highlight the passionate path of the subjects. For this, we carry out semiotic analysis based on the French line theory, whose founder is Lithuanian A. J. Greimas. We also follow the theoretical advances proposed by Zilberberg, drawing on the notion of tenseness. Thus, we unite modal values and tensive categories to understand passions. Mourning, melancholy and happening are concepts centrally worked in this dissertation. We also seek to understand the enunciative processes capable of creating certain meaning effects. Our hypothesis is that there is a passionate tone mediating the relationship between enunciator and enunciatee, because, given the characteristics of the film already mentioned, we are faced not only with a "discourse of passion", that is, an approach to the states of soul of the actors of the utterance, but also with a "passionate discourse" manifested, we believe, by a specific organization of the language of cinema. Since syncretism is a global enunciative strategy, we consider it fundamental to resort to manifestation, especially in a work such as that proposed by us, which uses the resources of the plane of expression to create a film with poetic traits. Therefore we want to understand how affectivity permeates the filmic construction in its manifestation.
 
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Data de Publicação
2020-02-28
 
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