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Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2019.tde-28022019-182333
Document
Auteur
Nom complet
Gisele Tomaz do Carmo
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2018
Directeur
Jury
Medeiros, Beatriz Raposo de (Président)
Ferreira Netto, Waldemar
Martins, Marcus Vinicíus Moreira
Souza, Paulo Chagas de
Titre en portugais
Estudo fonético qualitativo da fala e do canto no teatro popular em São Paulo
Mots-clés en portugais
Canto
Fala
Fonética acústica
Padrão formântico
Qualidade de voz
Resumé en portugais
O objetivo deste trabalho é comparar o padrão formântico da fala atuada com o canto no teatro popular em São Paulo, com base nos estudos de Raposo de Medeiros (2002) e Sundberg (2015). Definiu-se a fonética acústica como área de estudo para a escolha do método, bem como para as análises dos aspectos acústicos investigados. Quanto ao método, o primeiro passo foi selecionar a canção Enchente, da peça Hospital da gente, que pertence ao repertório do Grupo Clariô de Teatro. Em seguida, realizou-se a coleta de dados da qual participou uma atriz profissional, de 33 anos. Solicitamos à atriz que cantasse e falasse o texto da canção como se estivesse no palco. A fala produzida pela atriz apresentou duas características distintas: em alguns momentos foi executada de forma gritada e, em outros momentos, de forma não-gritada, que nomeamos de fala normal. A fala gritada nos chamou à atenção, e consequentemente, despertou-nos o interesse em observar esse aspecto de qualidade de voz, em nossos dados. Após a gravação, tratamento e segmentação dos dados, medimos e comparamos qualitativamente os três primeiros formantes, F1, F2 e F3, bem como a Frequência Fundamental, F0, das vogais do PB na posição tônica, em sua porção mais estável. Com a emergência dos dados de fala gritada, vimos, então, a necessidade de o corpus ser aumentado com uma terceira condição de gravação, a condição de fala neutra, que não pode ser coletada pela atriz por motivos de falta de agenda. Assim, coletamos os dados da autora desta pesquisa para ser utilizada como parâmetro nas análises de qualidade de voz. Em um análise qualitativa foi possível dizer que as vogais da fala apresentam variação em sua produção, o que resulta em valores muitos diferentes intra vogais, por exemplo entre as vogais [e]. Já no canto foi possível perceber que as vogais [a], [] e [] apresentam seus valores mais concentrados, enquanto as demais vogais cantadas, as vogais altas, tendem a mostrar valores mais dispersos mesmo quando cantadas. A qualidade de voz da atriz varia ao longo do texto, mas as ocorrências de fala gritada possuem o F1 elevado; uma das característica descritas na literatura para descrever esse tipo de fala. Essa dissertação tenta aproximar estudos acadêmicos da área linguística, com o movimento artístico da periferia de São Paulo, com o intuito de apresentar aos artistas como a fonética acústica pode auxiliá-los em suas composições, no sentido de dar um pouco de clareza de como funciona o processo de produção de fala.
Titre en anglais
Qualitative phonetic study of speech and singing in the popular theater of São Paulo
Mots-clés en anglais
Acoustic phonetics
Formant pattern
Singing
Speech
Voice quality
Resumé en anglais
The objective of this work is to compare the formant pattern of speech with singing in the popular theater in São Paulo, based on studies by Raposo de Medeiros (2002) and Sundberg (2015). Acoustic Phonetics was defined as a study area both for the methodology and for the analysis of acoustic aspects investigated. As for the method, the first step was to select the song "Enchente" from the play "Hospital da Gente" which belongs to the repertoire of the Clariô Theater Group. Then, a data collection was performed, with the participation of a 33 years old professional actress. We asked the actress to sing and speak the text of the song as if she were on the stage. The speech produced by the actress presented two distinct characteristics: in a few moments she performed it in a shouted way and, at other times, in a non-shouted way, that we call normal speech. The shouted speech caught our attention, and consequently aroused our interest in observing this aspect of voice quality, in our data. After recording, treatment and segmentation of the data, we measured and compared the first three formants, F1, F2 and F3, as well as the Fundamental Frequency, F0, of the PB vowels in the tonic position, in their most stable portion. With the emergence of shouted speech data we then saw the need for the corpus to be increased with a third recording condition, the neutral speech condition, which could not be collected with the actress due to her full agenda. Thus, we collected data from the author of this research to be used as a parameter in the analysis of voice quality. In a qualitative analysis it was possible to say that speech vowels present variation in their production, which results in many different intra vowel values, for example between vowels [e]. In the song it was possible to perceive that the vowels [a], [] and [] present their most concentrated values, while the other vowels sung, the high vowels, tend to disperse even when sung. The voice quality of the actress varies throughout the text, but the shouted speech occurrences have high F1; one of the characteristics described in the literature to describe this type of speech. This dissertation tries to approximate academic studies of the linguistic area, with the artistic movement of the periphery of São Paulo, in order to present to the artists how acoustic phonetics can help them in their compositions, in the sense of giving a little clarity of how it works the process of speech production.
 
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Date de Publication
2019-02-28
 
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