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Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2021.tde-24052021-190810
Document
Auteur
Nom complet
Tatiana Cristina Carlotti
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2021
Directeur
Jury
Pietroforte, Antonio Vicente Seraphim (Président)
Amâncio, Moacir Aparecido
Silva, Guilherme Demarchi
Vasconcelos, Mauricio Salles de
Titre en portugais
Poéticas da liberdade: experimentalismo e significação no romance contemporâneo brasileiro
Mots-clés en portugais
Ditadura militar
Experimentalismo
Literatura brasileira
Romance contemporâneo
Semiótica narrativa
Resumé en portugais
No presente trabalho, nós analisamos, a partir da semiótica narrativa e das teorias do discurso, procedimentos experimentais praticados em três romances brasileiros contemporâneos: PanAmérica (1967) de José Agrippino de Paula, Zero (1974/1975) de Ignácio de Loyola Brandão; e Riverão Sussuarana (1978) de Glauber Rocha. Nosso objetivo é apresentar uma tipologia do experimentalismo na prosa contemporânea, propondo uma chave de leitura para essas narrativas, em geral, pouco conhecidas. Para tal, nós optamos por um corpus minimamente homogêneo: são todos romances publicados durante a ditadura militar (1964-1985), e que refletem o contexto de ebulição política e cultural no país e no mundo, articulando temas e figuras inspirados nos embates e personagens (ficcionais ou não) da Guerra Fria. Nós defendemos a hipótese de que o experimentalismo potencializa a crítica desses artistas contra as várias opressões do período, em particular, as tentativas de silenciamento da inteligência crítica nacional durante 21 anos de ditadura. Para estabelecer critérios de análise desses experimentalismos, nós utilizamos como base teórica os trabalhos dos semioticistas A.J.Greimas e Jean-Marie Floch, que nos permitem observar, com rigor e método, como a ilusão da realidade é construída no discurso literário e, em particular, nesses três romances experimentais que nos convidam a uma dupla revolução - a da arte e a da política -, em um contexto impossível de separar essas duas dimensões.
Titre en anglais
Poetics of freedom: experimentalism and signification in contemporary Brazilian romance
Mots-clés en anglais
Brazilian literature
Contemporary novel
Experimentalism
Military dictatorship
Narrative semiotics
Resumé en anglais
In the present work, we analyze, based on narrative semiotics and discourse theories, experimental procedures practiced in three contemporary Brazilian novels: PanAmérica (1967) by José Agrippino de Paula, Zero (1974) by Ignácio de Loyola Brandão; and Riverão Sussuarana (1978) by Glauber Rocha. Our goal is to present a typology of experimentalism in contemporary prose, proposing a key for reading these narratives, in general, little known. For this, we opted for a minimally homogeneous corpus - they are all novels published during the military dictatorship (1964-1985), which reflect the context of political and cultural boiling, in the country and in the world, articulating themes and figures inspired by the clashes and characters (fictional or not) of the Cold War - and we defend the hypothesis that experimentalism potentiates criticism and shapes the cry of these artists against the various oppressions and, above all, attempts to silence a critical, artistic, popular and cultural intelligence in Brazil . In order for us to establish criteria among the experimentalisms practiced in these novels, we will use the works of semioticians A.J.Greimas and Jean-Marie Floch as central theoretical references, observing how the illusion of reality is constituted in these three novels that signal a double revolution, aesthetics and politics, in a period when it was impossible to separate these two dimensions.
 
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Date de Publication
2021-05-24
 
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