• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2021.tde-24052021-190810
Documento
Autor
Nombre completo
Tatiana Cristina Carlotti
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2021
Director
Tribunal
Pietroforte, Antonio Vicente Seraphim (Presidente)
Amâncio, Moacir Aparecido
Silva, Guilherme Demarchi
Vasconcelos, Mauricio Salles de
Título en portugués
Poéticas da liberdade: experimentalismo e significação no romance contemporâneo brasileiro
Palabras clave en portugués
Ditadura militar
Experimentalismo
Literatura brasileira
Romance contemporâneo
Semiótica narrativa
Resumen en portugués
No presente trabalho, nós analisamos, a partir da semiótica narrativa e das teorias do discurso, procedimentos experimentais praticados em três romances brasileiros contemporâneos: PanAmérica (1967) de José Agrippino de Paula, Zero (1974/1975) de Ignácio de Loyola Brandão; e Riverão Sussuarana (1978) de Glauber Rocha. Nosso objetivo é apresentar uma tipologia do experimentalismo na prosa contemporânea, propondo uma chave de leitura para essas narrativas, em geral, pouco conhecidas. Para tal, nós optamos por um corpus minimamente homogêneo: são todos romances publicados durante a ditadura militar (1964-1985), e que refletem o contexto de ebulição política e cultural no país e no mundo, articulando temas e figuras inspirados nos embates e personagens (ficcionais ou não) da Guerra Fria. Nós defendemos a hipótese de que o experimentalismo potencializa a crítica desses artistas contra as várias opressões do período, em particular, as tentativas de silenciamento da inteligência crítica nacional durante 21 anos de ditadura. Para estabelecer critérios de análise desses experimentalismos, nós utilizamos como base teórica os trabalhos dos semioticistas A.J.Greimas e Jean-Marie Floch, que nos permitem observar, com rigor e método, como a ilusão da realidade é construída no discurso literário e, em particular, nesses três romances experimentais que nos convidam a uma dupla revolução - a da arte e a da política -, em um contexto impossível de separar essas duas dimensões.
Título en inglés
Poetics of freedom: experimentalism and signification in contemporary Brazilian romance
Palabras clave en inglés
Brazilian literature
Contemporary novel
Experimentalism
Military dictatorship
Narrative semiotics
Resumen en inglés
In the present work, we analyze, based on narrative semiotics and discourse theories, experimental procedures practiced in three contemporary Brazilian novels: PanAmérica (1967) by José Agrippino de Paula, Zero (1974) by Ignácio de Loyola Brandão; and Riverão Sussuarana (1978) by Glauber Rocha. Our goal is to present a typology of experimentalism in contemporary prose, proposing a key for reading these narratives, in general, little known. For this, we opted for a minimally homogeneous corpus - they are all novels published during the military dictatorship (1964-1985), which reflect the context of political and cultural boiling, in the country and in the world, articulating themes and figures inspired by the clashes and characters (fictional or not) of the Cold War - and we defend the hypothesis that experimentalism potentiates criticism and shapes the cry of these artists against the various oppressions and, above all, attempts to silence a critical, artistic, popular and cultural intelligence in Brazil . In order for us to establish criteria among the experimentalisms practiced in these novels, we will use the works of semioticians A.J.Greimas and Jean-Marie Floch as central theoretical references, observing how the illusion of reality is constituted in these three novels that signal a double revolution, aesthetics and politics, in a period when it was impossible to separate these two dimensions.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2021-05-24
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.