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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2020.tde-22032021-193609
Documento
Autor
Nome completo
Ênio Sugiyama Junior
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2020
Orientador
Banca examinadora
Altman, Maria Cristina Fernandes Salles (Presidente)
Barzotto, Valdir Heitor
Borges Neto, José
Sansone, Olga Ferreira Coelho
Título em português
O ensino de linguística no Brasil (1960-2010): efeitos do processo de institucionalização da disciplina na configuração curricular dos cursos de Letras e Linguística
Palavras-chave em português
Ensino de Linguística
Historiografia Linguística
Linguística Brasileira
Resumo em português
O objetivo central desta tese foi apresentar uma historiografia do ensino de Linguística produzida a partir da documentação oficial dos cursos de Letras e dos programas de Linguística das universidades federais, além dos quatro cursos de graduação em Linguística existentes no país. A cobertura temporal deste trabalho partiu da década de 1960 e parou no ano de 2010. O mapeamento realizado por este trabalho classificou 8.167 (oito mil, cento e sessenta e sete) componentes curriculares presentes em 134 currículos dos cursos de graduação em Letras e Linguística. Dos currículos dos cursos de Letras, foram mapeados, ainda, 2.220 (duas mil duzentas e vinte) entradas de conteúdo, e 883 (oitocentas e oitenta e três) indicações bibliográficas presentes em parte das ementas dos componentes curriculares obrigatórios associados à Linguística. A partir da apresentação desses mapeamentos foram destacados três movimentos relacionados com o ensino de Linguística no Brasil. Os dois primeiros tinham como objetivo destacar os efeitos do processo de institucionalização na configuração dos cursos de Linguística, seja por meio das atuações que as diferentes instituições desempenharam para garantir a autonomia da disciplina, seja pela relação que a Linguística manteve com os centros de produção de conhecimento, em especial o estruturalismo produzido na Europa e nos Estados Unidos. O terceiro buscou destacar como os próprios instrumentos criados para a regulação dos cursos atuaram para consolidar a Linguística brasileira como uma Linguística de recepção.
Título em inglês
Linguistics teaching in Brazil (1960-2010): effects of the discipline institucionalization process in to the configuration of Letras Linguistics course
Palavras-chave em inglês
Brazilian Linguistic
Linguistics Historiography
Linguistics Teaching
Resumo em inglês
The main objective of this thesis was to present a historiography of the teaching of Linguistics produced by the official documentation of the courses of 'Letras' and of the Linguistics pos-graduation programs of the federal universities in Brazil. In addition to the four undergraduate courses in Linguistics existing in the country. The temporal coverage of this thesis goes from 1960s up to 2010. The mapping carried out by this thesis classified 8,167 (eight thousand, one hundred and sixty-seven) curricular components present in 134 curricula of undergraduate courses of Letras and Linguistics. From the curricula of the Letras courses, 2,220 (two thousand two hundred and twenty) content entries were also mapped, and 883 (eight hundred and eighty-three) bibliographic indications presented in the documentation. Considering the presentation of these mappings, three movements related to the teaching of Linguistics in Brazil were highlighted. The first two had the objective of highlighting the effects of the institutionalization process in the configuration of Linguistics courses, either through the actions that the different institutions performed to guarantee the autonomy of the discipline, or through the relationship that Linguistics maintained with the production centers of Linguistics knowledge, especially, the structuralism produced in Europe and the United States. The third highlighted how the instruments created for the regulation of courses acted to consolidate Brazilian Linguistics as a reception Linguistics.
 
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Data de Publicação
2021-03-22
 
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