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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2005.tde-20122022-114910
Documento
Autor
Nome completo
Rita de Cassia Alves Limissuri
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2005
Orientador
Banca examinadora
Lopes, Debora Maria Befi (Presidente)
Fernandes, Fernanda Dreux Miranda
Gonçalves, Maria de Jesus
Título em português
Fonologia e vocabulário na percepção de educadoras sobre comunicação de pré-escolares
Palavras-chave em português
Educadoras
Fonologia
Linguagem infantil
Pré-escolares
Vocabulário
Resumo em português
Entre os subsistemas da linguagem, a fonologia e o léxico são aqueles que podem ser observados por qualquer pessoa do convívio da criança logo no início do desenvolvimento. No entanto, sabemos que há diferentes maneiras de se considerar a linguagem infantil e, o que parece ser uma alteração para um, pode ser considerado normal para outro. Essa pesquisa teve por objetivo verificar a influência da fonologia e do vocabulário na percepção de educadoras sobre a comunicação de pré-escolares e contou com a participação de sete educadoras e 123 crianças divididas em: G1 (42 crianças de 3;0 a 3;11 anos), G2 (40 crianças de 4;0 a 4;11 anos) e G3 (41 crianças de 5;0 a 5;11 anos). A avaliadora perguntou a cada uma das educadoras quais crianças de sua sala elas julgavam ter alguma dificuldade de comunicação e porque. Em seguida fora aplicadas as provas de fonologia (Wertzner, 2000) e de vocabulário (Befi-Lopes, 2000) em todas as crianças da sala (as citadas e as não citadas pelas educadoras). Os resultados indicaram que, para cada faixa etária, a influência da fonologia e do vocabulário na percepção das educadoras se deu de maneira diferente. Uma relação mais próxima entre Fonoaudiologia e Educação se faz importante, uma vez que notamos a necessidade de se esclarecer o que é normal e o que não é mais aceito, para cada idade, no que se refere ao desenvolvimento da fonologia e do vocabulário
Título em inglês
Phonology and vocabulary in the perception of educators about communication of preschoolarchildren
Palavras-chave em inglês
Children's language
Educating
Phonology
Preschool
Vocabulary
Resumo em inglês
Among the language subsystems, the phonology and the lexicon are the ones that can be observed by anybody of the child's conviviality soon in the beginning of the development. However, we know that there are different ways to considerer the infantile language and what seems to be an alteration for somebody, can be considered normal by other person. This research intends to verify the influence of the phonology and the vocabulary in the educators' perception about the communication of prescholarchildren and it counted on the participation of 7 educators and 123 children divided in: G1 (42 children from 3;0 to 3;11 years), G2 (40 children from 4;0 to 4;11 years) and G3 (41 children from 5;0 to 5;11 years). The appraiser asked each educator, which children of his/her classroom they judged to have some communication difficulty and the reason. Soon afterwards, the phonology (Wertzner, 2000) and vocabulary (Befi-Lopes, 2000) proofs had been applied to all children of the classroom (the mentioned and the no mentioned by the educators). The results indicated that, for each age group, the influence of the phonology and of the vocabulary in the educators' perception felt in a different way. A closer relationship between Fonoaudiologia and Education is important once we noticed the necessity to explain what is normal and what is not acceptable any more for each age, regarding the development of the phonology and the vocabulary
 
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Data de Publicação
2022-12-20
 
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  • Limissuri, RCA, e BEFI-LOPES, Debora Maria. Fonologia e vocabulário na percepção de educadoras sobre comunicação de pré-escolares. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, 2009, vol. 90, p. 433-448.
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