• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2005.tde-20122022-114910
Documento
Autor
Nombre completo
Rita de Cassia Alves Limissuri
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2005
Director
Tribunal
Lopes, Debora Maria Befi (Presidente)
Fernandes, Fernanda Dreux Miranda
Gonçalves, Maria de Jesus
Título en portugués
Fonologia e vocabulário na percepção de educadoras sobre comunicação de pré-escolares
Palabras clave en portugués
Educadoras
Fonologia
Linguagem infantil
Pré-escolares
Vocabulário
Resumen en portugués
Entre os subsistemas da linguagem, a fonologia e o léxico são aqueles que podem ser observados por qualquer pessoa do convívio da criança logo no início do desenvolvimento. No entanto, sabemos que há diferentes maneiras de se considerar a linguagem infantil e, o que parece ser uma alteração para um, pode ser considerado normal para outro. Essa pesquisa teve por objetivo verificar a influência da fonologia e do vocabulário na percepção de educadoras sobre a comunicação de pré-escolares e contou com a participação de sete educadoras e 123 crianças divididas em: G1 (42 crianças de 3;0 a 3;11 anos), G2 (40 crianças de 4;0 a 4;11 anos) e G3 (41 crianças de 5;0 a 5;11 anos). A avaliadora perguntou a cada uma das educadoras quais crianças de sua sala elas julgavam ter alguma dificuldade de comunicação e porque. Em seguida fora aplicadas as provas de fonologia (Wertzner, 2000) e de vocabulário (Befi-Lopes, 2000) em todas as crianças da sala (as citadas e as não citadas pelas educadoras). Os resultados indicaram que, para cada faixa etária, a influência da fonologia e do vocabulário na percepção das educadoras se deu de maneira diferente. Uma relação mais próxima entre Fonoaudiologia e Educação se faz importante, uma vez que notamos a necessidade de se esclarecer o que é normal e o que não é mais aceito, para cada idade, no que se refere ao desenvolvimento da fonologia e do vocabulário
Título en inglés
Phonology and vocabulary in the perception of educators about communication of preschoolarchildren
Palabras clave en inglés
Children's language
Educating
Phonology
Preschool
Vocabulary
Resumen en inglés
Among the language subsystems, the phonology and the lexicon are the ones that can be observed by anybody of the child's conviviality soon in the beginning of the development. However, we know that there are different ways to considerer the infantile language and what seems to be an alteration for somebody, can be considered normal by other person. This research intends to verify the influence of the phonology and the vocabulary in the educators' perception about the communication of prescholarchildren and it counted on the participation of 7 educators and 123 children divided in: G1 (42 children from 3;0 to 3;11 years), G2 (40 children from 4;0 to 4;11 years) and G3 (41 children from 5;0 to 5;11 years). The appraiser asked each educator, which children of his/her classroom they judged to have some communication difficulty and the reason. Soon afterwards, the phonology (Wertzner, 2000) and vocabulary (Befi-Lopes, 2000) proofs had been applied to all children of the classroom (the mentioned and the no mentioned by the educators). The results indicated that, for each age group, the influence of the phonology and of the vocabulary in the educators' perception felt in a different way. A closer relationship between Fonoaudiologia and Education is important once we noticed the necessity to explain what is normal and what is not acceptable any more for each age, regarding the development of the phonology and the vocabulary
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2022-12-20
 
ADVERTENCIA: El material descrito abajo se refiere a los trabajos derivados de esta tesis o disertación. El contenido de estos documentos es responsabilidad del autor de la tesis o disertación.
  • Limissuri, RCA, e BEFI-LOPES, Debora Maria. Fonologia e vocabulário na percepção de educadoras sobre comunicação de pré-escolares. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, 2009, vol. 90, p. 433-448.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.