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Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.1997.tde-16012023-160332
Documento
Autor
Nombre completo
Ubirajara Inacio de Araujo
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 1997
Director
Tribunal
Zapparoli, Zilda Maria (Presidente)
Altman, Maria Cristina Fernandes Salles
Pinto, Elisa Guimaraes
Título en portugués
Coesão e coerência como padrões de textualidade em produções escolares
Palabras clave en portugués
Estudantes
Linguística
Produção textual
Resumen en portugués
Este trabalho foi desenvolvido a partir de produções textuais de alunos de oitava série do primeiro grau e de terceira série do segundo grau, estudantes da rede estadual de ensino do Estado de São Paulo. As redações compreendem textos narrativos, por meio dos quais se visou analisar a coesão e a coerência, como padrões de textualidade. Objetiva-se inventar os principais recursos de coesão utilizados pelos alunos na elaboração de seus textos. Esses recursos receberam tratamento estatístico pelo centro de estatística aplicada da Universidade de São Paulo. A análise dos aspectos de coerência, abordados em consonância com os elementos de coesão, busca identificar as estratégias de sentido e os problemas mais frequentes de adequação das informações ao enunciado
Título en inglés
Not available
Palabras clave en inglés
Not available
Resumen en inglés
Not available
 
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Fecha de Publicación
2023-01-16
 
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