• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2010.tde-15052023-120926
Documento
Autor
Nombre completo
Angela Maria Tenorio Zucchi
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2010
Director
Tribunal
Pais, Maria Aparecida Barbosa (Presidente)
Alves, Ieda Maria
Baccin, Paola Giustina
Marello, Carla
Welker, Herbert Andreas
Título en portugués
O dicionário nos estudos de línguas estrangeiras: os efeitos de seu uso na compreensão escrita em italiano
Palabras clave en portugués
Compreensão
Dicionário
Italiano e Ensino de Línguas Estrangeiras (LE)
Lexicologia e Lexicografia
Pesquisa empírica
Resumen en portugués
Numa perspectiva multidisciplinar, entre os estudos lexicológicos e lexicográficos e o ensino de línguas, desenvolvemos a presente Tese, cujo principal objetivo é verificar o uso do dicionário no processo de ensino e aprendizagem de língua estrangeira (LE), especificamente, seus efeitos na habilidade de compreensão escrita em italiano. Com esse fim, abordamos primeiramente o léxico através dos métodos de ensino de LE e o papel do dicionário nesse tipo de ensino. Como nosso foco é a compreensão, versamos sobre esse complexo processo, tocando, inclusive, as noções de textos e construção de conceitos. Em relação aos estudos lexicográficos, tratamos da constituição dos dicionários, das características dos dicionários utilizados na pesquisa e de algumas questões ligadas às pesquisas sobre o uso de dicionários. Enfim, apresentamos nossa pesquisa empírica para dar resposta à questão: se o auxilio de dicionários traz diferenças no sucesso da compreensão de unidades lexicais predeterminadas ou se somente o contexto é suficiente para tal compreensão. Para atingir esse objetivo, pedimos colaboração aos alunos universitários do curso de graduação em Língua Italiana, da FFLCH/USP. Reunimos os voluntários em três grupos distintos: o primeiro com o uso de dicionário monolíngüe (DM - italiano); o segundo, com o uso de dicionário bilíngüe (italiano/português) e o terceiro sem uso de dicionários. O teste consistiu na leitura de quatro textos, dos quais foram evidenciadas quarenta unidades lexicais, cuja adequada compreensão foi verificada através de teste de múltipla escolha. Os resultados já organizados foram submetidos à análise estatísitca realizada no Centro de Estatística Aplicada, CEA-IME/USP. Além dos resultados estatísticos, a metodologia empregada permitiu ainda observar os elementos presentes nas macro e microestruturas dos dicionários que, segundo a opinião dos estudantes, auxiliaram de fato na compreensão. Os resultados da pesquisa empírica demonstraram o importante papel do dicionário na compreensão das unidades lexicais e, por conseguinte, no processo de ensino e aprendizagem de LE. Além disso, deram subsídios aos estudos de Lexicografia Pedagógica e ao ensino do uso de dicionários em aulas de LE
Título en inglés
The dictionary in the study of foreign languages (FL): the effects of its use on comprehending written italian
Palabras clave en inglés
Comprehension
Dictionary - empirical research
Lexicology and Lexicography
ltalian and Teaching of Foreign Language (FL)
Resumen en inglés
With a multidisciplinary perspective among the lexicological and lexicographic studies, as well as language teaching, we developed the following thesis, where the main objective is to verify the use of the dictionary in the teaching process of a foreign language (FL), specifically its effects on comprehension skills in the Italian written form. For this purposes, we first addressed the lexicon through the teaching methods of FL and the role of the dictionary in this type of education. Since our focus is comprehension, we described this complex process, mentioning the notions of texts and the creation of concepts. In relation to the lexicographic studies, we approached the creation of dictionaries, the characteristics of the dictionaries used in this research and some issues related to research about the use of dictionaries. Finally, we present our empirical research as a way to answer the question whether the aid of a dictionary leads to differences for such comprehension. To achieve this goal, we asked for volunteers among students enrolled in the undergraduate program of Italian as foreign language at FFLCH/USP. We created three groups of volunteers, the first one with the use of a monolingual dictionary (Italian); the second one with the use of a bilingual dictionary (Italian/Portuguese) and the third one without the use of dictionaries. The test consisted of four texts reading in which forty lexical units were pointed out, and whose proper comprehension was verified by a multiple-choice test. After being reorganized, the results were submitted to the statistical results, the methodology also allowed the acquirement of elements present in both the macro and microstructures of the dictionaries that really helped in comprehension, according to the students opinion. The results of the empirical research demonstrated the important role of the dictionary in comprehending lexical units, and therefore, also in the teaching and learning process of a foreign language. Furthermore, it gave subsidies to the study of Pedagogical Lexicography and teaching of the dictionaries use in FL classes
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2023-05-15
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.