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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2020.tde-12082021-203927
Documento
Autor
Nome completo
José Bento Cardoso Vidal Neto
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2021
Orientador
Banca examinadora
Sansone, Olga Ferreira Coelho (Presidente)
Altman, Maria Cristina Fernandes Salles
Borges Neto, José
Leite, Marli Quadros
Título em português
A formação do pensamento linguístico brasileiro: entre a gramática e novas possibilidades de tratamento da língua (1900-1940)
Palavras-chave em português
Dialetologia
Filologia
Gramaticografia brasileira,Historiografia linguística
Século XX
Resumo em português
A presente tese teve como objetivo central compreender como se organizou, no Brasil, a reflexão sobre o Português nas quatro primeiras décadas do século XX. Estudar o papel desempenhado pelos diferentes gêneros textuais e pelas diferentes práticas de tratamento da língua na formação do pensamento linguístico brasileiro. Identificamos que tais reflexões foram desenvolvidas no interior de três programas de investigação (Swiggers, 1981, 1987, 2004): o gramatical, o filológico e o dialetológico. Nossa hipótese, ao propor a investigação que ensejou a presente tese, era a de que o aumento de publicações, dentro dos programas filológico e dialetológico, alterou o cenário gramaticográfico brasileiro, acarretando a perda da centralidade que a gramática tinha até o século XIX. Para investigar a validade dessa hipótese, realizamos, inicialmente, um levantamento bibliográfico de pretensão exaustiva de todas as publicações brasileiras sobre o Português entre 1900-1940. Chegamos ao número total de 581 obras, sendo 400 gramaticais, 89 filológicas e 92 dialetológicas. Metodologicamente, para melhor compreendermos as relações do programa gramatical frente aos outros dois, utilizamo-nos das camadas do conhecimento linguístico (Swiggers, 2004). Quanto ao programa gramatical, nossas análises mostraram que ele, no início do século XX, se manteve bastante ativo e profícuo em duas frentes: (i) obras escolares (em suas três configurações, gramáticas completas, obras com temas gramaticais específicos e livros didáticos de Português), processo que classificamos como didatização da gramática brasileira e (ii) obras que discutem questões em torno da norma culta, principalmente mostrando "o que se deve dizer" e "o que deve ser evitado" no uso da língua. Um dado da camada contextual que nos ajudou a explicar o aumento das produções gramaticais escolares foi a estruturação e ampliação do Secundário, o que gerou grande demanda por materiais específicos, promovendo, assim, maior especialização na produção destinada a esse nível de ensino. Quanto aos programas filológico e dialetológico, nosso levantamento e as análises que pudemos fazer a partir das obras mostraram que o tipo de discussão que se fazia nas gramáticas do século XIX, notadamente as sob orientação da Linguística Histórico-Comparativista, passaram a ser feitas, no século XX, em obras monográficas, recebendo, nesses espaços, maior desenvolvimento e aprofundamento, o que demonstra que esses dois programas também sofreram maior especialização no início dos novecentos.
Título em inglês
The formation of Brazilian linguistic thought: between grammar and new possibilities of language treatment (1900-1940)
Palavras-chave em inglês
20th century
Brazilian grammarography
Dialectology
Linguistic historiography
Philology
Resumo em inglês
The main objective of this thesis was to understand how, in Brazil, reflection on Portuguese was organized in the first four decades of the 20th century. To study the role played by different textual genres and different language treatment practices in the formation of Brazilian linguistic thought. We found that such reflections were developed within three programs (Swiggers, 1981, 1987, 2004): grammatical, philological and dialectological. Our hypothesis, when proposing the investigation that gave rise to the present thesis, was that the increase in publications, within the philological and dialectological programs, altered the Brazilian grammatical scenario, causing the loss of centrality that the grammar had until the 19th century. To investigate the validity of this hypothesis, we carried out, initially, a bibliographic research of exhaustive intention of all Brazilian publications on Portuguese between 1900-1940. We reached the total number of 581 works, 400 grammatical, 89 philological and 92 dialectological. Methodologically, to better understand the relations of the grammatical program vis-à-vis the other two, we use the layers of linguistic knowledge (Swiggers, 2004). As for the grammatical program, our analyzes showed that, at the beginning of the 20th century, it remained quite active and fruitful on two fronts: (i) school works (in its three configurations, complete grammars, works with specific grammatical themes and textbooks of Portuguese), process that we classify as didatization of Brazilian grammar and (ii) works that discuss issues around the cultured norm, mainly showing "what should be said" and "what should be avoided" in the use of the language. A data from the contextual layer that helped us explain the increase in school grammatical productions was the structuring and expansion of the Secondary School, which generated great demand for specific materials, promoting, thereby, greater specialization in the production for this level of education. As for the philological and dialectological programs, our survey and the analyzes we were able to make from the works showed that the type of discussion that took place in 19th century grammars, notably those under the guidance of Historical-Comparative Linguistics, started to be made, in the century, in monographic works, receiving, in these spaces, greater development and deepening, which demonstrates that these two programs also underwent greater specialization in the early 1900s.
 
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Data de Publicação
2021-08-12
 
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