• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2020.tde-12012021-181015
Documento
Autor
Nombre completo
Ana Carolina Cortez Noronha
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2020
Director
Tribunal
Barros, Diana Luz Pessoa de (Presidente)
Cortina, Arnaldo
Lopes, Ivã Carlos
Portela, Jean Cristtus
Título en portugués
Semiótica, educação e o uso da tecnologia digital em sala de aula
Palabras clave en portugués
Discurso na internet
Educação
Plano de aula
Semiótica discursiva
Tecnologia digital em sala de aula
Resumen en portugués
Esta tese propõe uma investigação sobre a organização da transmissão da cultura e da construção do conhecimento no espaço escolar, no Brasil, no início do século XXI. Para isso, toma como objeto de análise planos de aula disponibilizados online em um site do Ministério da Educação, nos quais se investiga um simulacro do fazer da sala de aula no seu planejamento. Os planos são analisados discursivamente, utilizando-se a teoria semiótica do discurso de linha greimasiana, em especial os conceitos ligados aos estudos da enunciação (BARROS, 2001; FIORIN, 2002). Também se preocupa em investigar o discurso na internet e seu uso, cada vez mais intensificado, como meio de transmissão de informações e de construção do conhecimento. Decorrem dessas análises, entre outros, as estratégias discursivas de persuasão nos planos de aula, os valores que constroem o conceito de "boa aula" e os que circulam na educação brasileira. Ainda, propõem-se modos como a semiótica, com seu ferramental de análise, pode contribuir para melhores usos da tecnologia em sala de aula como, por exemplo, por meio de seu conceito de veridicção e de contrato fiduciário. Entendendo que os processos de educação sejam ativos e estejam sempre em adaptação às novas realidades e necessidades de cada geração, reflete-se sobre as mudanças causadas pela presença cada vez mais intensa da tecnologia na sala de aula com base no pensamento de Hannah Arendt (2014), com a concepção de que cabe à educação o papel de preparar o sujeito para o novo mundo que se renova a cada geração e, ao mesmo tempo, preservar o mundo anterior existente, apresentando-o ao aprendiz.
Título en inglés
Semiotics, education and the use of digital technology in the classroom
Palabras clave en inglés
Digital technology in the classroom
Discourse on the internet
Discoursive semiotics
Education
Lesson plan
Resumen en inglés
This thesis proposes an investigation on the organization of the transmission of culture and the construction of knowledge in the school space, in Brazil, at the beginning of the 21st century. To do so, it takes as an object of analysis lesson plans made available online on a website of the Ministry of Education, which is conceived as a simulacrum of what happens in the classroom. The plans are analyzed as a discourse, using the French semiotics theory of discourse, especially the concepts linked to the studies of enunciation (BARROS, 2001; FIORIN, 2002). It is also concerned with investigating discourse on the Internet and its increasingly intensified use as a means of transmitting information and building knowledge. These analyses result, among others, in the discoursive strategies of persuasion in lesson plans, the values that are found building the concept of "good class" and those that circulate in Brazilian education. It also proposes ways in which semiotics, with its analysis tool, can contribute to better uses of technology in the classroom, such as, for example, its concept of truth and fiduciary contract. Understanding that education processes are active and always adapting to the new realities and needs of each generation, this thesis reflects on the changes caused by the increasingly intense presence of technology in the classroom based on the thoughts of Hannah Arendt (2014), with the conception that education has the role of preparing the subject for the new world that is being renewed by each generation and, at the same time, preserving the existing previous world by presenting it to the learner.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2021-01-12
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.