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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2022.tde-06072022-163036
Documento
Autor
Nome completo
Zeno Queiroz Costa
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2022
Orientador
Banca examinadora
Lopes, Ivã Carlos (Presidente)
Machado, Adelcio Camilo
Saraiva, José Américo Bezerra
Tatit, Luiz Augusto de Moraes
Título em português
Compor o cancionista: apontamentos para uma abordagem do estilo na canção
Palavras-chave em português
Cancionista
Clube da Esquina
Dicção
Estilo
Semiótica da Canção
Resumo em português
Esta pesquisa objetiva precisar o valor metodológico do conceito de "dicção" para a metalinguagem descritiva da semiótica da canção, com o intuito assim de delimitar alguns apontamentos que possibilitem uma abordagem teórico-prática do estilo no texto cancional. Almeja-se investigar, pois, a partir daquilo que configura o eixo nuclear da canção - qual seja seus elos de melodia e letra -, o modo pelo qual se pode compor o cancionista, isto é, de que forma, por meio da análise dos textos e de suas relações intertextuais, é possível (re)constituir sua identidade. Para tanto, opera-se inicialmente, com base no exame cronológico dos trabalhos de Luiz Tatit sobre canção popular publicados como livros ou capítulos de livros, uma arqueologia da semiótica da canção à luz da ideia de "dicção", a fim de se recuperar tanto a historicidade da teoria quanto a do conceito. Em seguida, explora-se a noção ampla de "estilo" a partir primeiramente de seus estágios de incorporação à anatomia teórica da Escola Semiótica de Paris, em geral, e posteriormente em relação àquilo que toca à canção popular, em específico. Depois, visando a dar materialidade prática às generalidades teóricas, tomam-se para estudo doze canções: quatro de Milton Nascimento, quatro de Lô Borges e quatro de Beto Guedes, as quais são examinadas em suas dimensões letrística e melódica, para que se possam extrair das análises individuais os traços comuns ao projeto geral de compatibilização que identifica (1) a dicção de cada um dos três enunciadores-cancionistas e (2) a dicção coletiva do macroenunciador "Clube da Esquina". Por fim, a concepção de gênero discursivo é integrada à perspectiva semiótica por meio do conceito de práxis enunciativa e aplicada ao campo da canção, com vistas a se delimitar as características que tipificam dicções coletivas como a de gerações de cancionistas ou a de gêneros cancionais.
Título em inglês
Composing the songwriter: notes for an approach to the style in the song
Palavras-chave em inglês
Clube da Esquina
Diction
Song Semiotics
Songwriter
Style
Resumo em inglês
This research aims to clarify the methodological value of the concept of "diction" in the descriptive metalanguage of song semiotics, in order to delimit some notes that allow a theoretical-practical approach to the style in the song. The goal is thus to investigate, from what constitutes the core of the song text - its melody and lyrics links -, the way in which the songwriter can be composed, that is, in what way, through the analysis of the texts and their intertextual relations, it is possible to (re)constitute his or her identity. Therefore, initially, based on a chronological examination of Luiz Tatit's texts on popular song published as books or book chapters, it is carried out an archeology of song semiotics in the light of the idea of "diction", in order to recover both the historicity of the theory and the concept. Then, the broad notion of "style" is explored, starting from its stages of incorporation into the theoretical anatomy of the Semiotic School of Paris, in general, and later in relation to what touches popular song, in particular. Afterwards, in the purpose of giving practical materiality to the theoretical generalities, twelve songs are taken for study: four by Milton Nascimento, four by Lô Borges and four by Beto Guedes, which are examined in their lyrical and melodic dimensions, so that it can be extracted from the individual analyzes the common features of the general project of compatibility that identifies (1) the diction of each of the three enunciators-songwriters and (2) the collective diction of the macro-enunciator "Clube da Esquina". Finally, the conception of genre is integrated to the semiotic perspective through the concept of enunciative praxis and applied to the field of the song, with a view to delimit the characteristics that typify collective dictions such as that of generations of songwriters or of song genres.
 
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Data de Publicação
2022-07-06
 
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