• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2022.tde-06072022-163036
Document
Auteur
Nom complet
Zeno Queiroz Costa
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2022
Directeur
Jury
Lopes, Ivã Carlos (Président)
Machado, Adelcio Camilo
Saraiva, José Américo Bezerra
Tatit, Luiz Augusto de Moraes
Titre en portugais
Compor o cancionista: apontamentos para uma abordagem do estilo na canção
Mots-clés en portugais
Cancionista
Clube da Esquina
Dicção
Estilo
Semiótica da Canção
Resumé en portugais
Esta pesquisa objetiva precisar o valor metodológico do conceito de "dicção" para a metalinguagem descritiva da semiótica da canção, com o intuito assim de delimitar alguns apontamentos que possibilitem uma abordagem teórico-prática do estilo no texto cancional. Almeja-se investigar, pois, a partir daquilo que configura o eixo nuclear da canção - qual seja seus elos de melodia e letra -, o modo pelo qual se pode compor o cancionista, isto é, de que forma, por meio da análise dos textos e de suas relações intertextuais, é possível (re)constituir sua identidade. Para tanto, opera-se inicialmente, com base no exame cronológico dos trabalhos de Luiz Tatit sobre canção popular publicados como livros ou capítulos de livros, uma arqueologia da semiótica da canção à luz da ideia de "dicção", a fim de se recuperar tanto a historicidade da teoria quanto a do conceito. Em seguida, explora-se a noção ampla de "estilo" a partir primeiramente de seus estágios de incorporação à anatomia teórica da Escola Semiótica de Paris, em geral, e posteriormente em relação àquilo que toca à canção popular, em específico. Depois, visando a dar materialidade prática às generalidades teóricas, tomam-se para estudo doze canções: quatro de Milton Nascimento, quatro de Lô Borges e quatro de Beto Guedes, as quais são examinadas em suas dimensões letrística e melódica, para que se possam extrair das análises individuais os traços comuns ao projeto geral de compatibilização que identifica (1) a dicção de cada um dos três enunciadores-cancionistas e (2) a dicção coletiva do macroenunciador "Clube da Esquina". Por fim, a concepção de gênero discursivo é integrada à perspectiva semiótica por meio do conceito de práxis enunciativa e aplicada ao campo da canção, com vistas a se delimitar as características que tipificam dicções coletivas como a de gerações de cancionistas ou a de gêneros cancionais.
Titre en anglais
Composing the songwriter: notes for an approach to the style in the song
Mots-clés en anglais
Clube da Esquina
Diction
Song Semiotics
Songwriter
Style
Resumé en anglais
This research aims to clarify the methodological value of the concept of "diction" in the descriptive metalanguage of song semiotics, in order to delimit some notes that allow a theoretical-practical approach to the style in the song. The goal is thus to investigate, from what constitutes the core of the song text - its melody and lyrics links -, the way in which the songwriter can be composed, that is, in what way, through the analysis of the texts and their intertextual relations, it is possible to (re)constitute his or her identity. Therefore, initially, based on a chronological examination of Luiz Tatit's texts on popular song published as books or book chapters, it is carried out an archeology of song semiotics in the light of the idea of "diction", in order to recover both the historicity of the theory and the concept. Then, the broad notion of "style" is explored, starting from its stages of incorporation into the theoretical anatomy of the Semiotic School of Paris, in general, and later in relation to what touches popular song, in particular. Afterwards, in the purpose of giving practical materiality to the theoretical generalities, twelve songs are taken for study: four by Milton Nascimento, four by Lô Borges and four by Beto Guedes, which are examined in their lyrical and melodic dimensions, so that it can be extracted from the individual analyzes the common features of the general project of compatibility that identifies (1) the diction of each of the three enunciators-songwriters and (2) the collective diction of the macro-enunciator "Clube da Esquina". Finally, the conception of genre is integrated to the semiotic perspective through the concept of enunciative praxis and applied to the field of the song, with a view to delimit the characteristics that typify collective dictions such as that of generations of songwriters or of song genres.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2022-07-06
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.