• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
10.11606/T.8.2013.tde-31032014-120055
Document
Auteur
Nom complet
Ana Karícia Machado Dourado
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2013
Directeur
Jury
Saliba, Elias Thome (Président)
Capelato, Maria Helena Rolim
Chaia, Miguel Wady
Janovitch, Paula Ester
Moraes, José Geraldo Vinci de
Titre en portugais
Chanchada: performance do insólito e paradoxo do comediante
Mots-clés en portugais
Chanchada
Grande Otelo
Improviso
Performance
Teatro de revista
Resumé en portugais
Esta pesquisa procura compreender os diferentes desenhos plásticos assumidos pela chanchada em sua importante trajetória na história da cultura no Brasil no século XX. Na constituição da chanchada como performance do insólito várias práticas teatrais desempenharam um papel importante, mas acreditamos que foi sobretudo o trabalho dos atores e atrizes brasileiros que mais contribuiu para sua constituição. Presente em produções artísticas interessadas em figurar a insolidez da vida nacional e notando a importância do trabalho do ator Grande Otelo nesse processo, nosso interesse foi situar a trajetória existencial de vida de Grande Otelo compreendendo como ele foi constituído a partir da performance dos personagens que ele ajudou a constituir, ou seja, verificar quais as implicações da performance social e artística de uma certa dinâmica social brasileira, a dialética da malandragem, e da performance social e artística do insólito na constituição de uma subjetividade singular e concreta.
Titre en anglais
"Chanchada": performance of the unusual and paradox of the comedian
Mots-clés en anglais
"Chanchada"
Grande Otelo
Improvise
Performance
Revue
Resumé en anglais
The present dissertation seeks to understand the different plastic forms taken by the chanchada in its significant trajectory in the Cultural History of Brazil. In chanchada's constitution as performance of the unusual, several theatrical practices had an important role, but we believe that the actors' and actresses' works were the main factor for its constitution. Noticing the relevance of Grande Otelo's work and the presence of artistic productions interested on figure national life's insolidity, we tried to situate the existential trajectory of Grande Otelo's life, understanding how it was formed by performances of characters which he helped to compose. In other words, we tried to verify how the social and artistic performance of the dialectics of the malandragem, a social dynamics, and the performance of the unusual implicates on the constitution of a singular and concrete subjectivity.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2014-03-31
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
Centro de Informática de São Carlos
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2021. Tous droits réservés.