• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2021.tde-31012022-221202
Documento
Autor
Nome completo
Kauan Willian dos Santos
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2021
Orientador
Banca examinadora
Purdy, Robert Sean (Presidente)
Oliveira, Tiago Bernardon de
Secco, Lincoln Ferreira
Toledo, Edilene Teresinha
Título em português
Pontes de liberdade: internacionalismo e imaginários nacionais na construção do anarquismo no Brasil (1890-1937)
Palavras-chave em português
Anarquismo
Internacionalismo
Movimento Operário - Primeira República
Nacionalismo
Transnacionalismo
Resumo em português
O anarquismo foi amplamente estudado como elemento político na defesa dos interesses da classe trabalhadora e dos grupos subalternos. Uma das metas dessa ideologia era a destituição dos governantes e dos detentores dos meios de produção de maneira global, unindo os grupos explorados de forma internacionalista. Não obstante, os militantes anarquistas, mesmo teoricamente antinacionalistas, não deixaram de perceber os nacionalismos como ambientes de disputa e espaços para sua disseminação política. Esse projeto tem como objetivo estudar as conexões entre anarquismo, internacionalismo e as diversas imaginações e ideários nacionais na construção do anarquismo no Brasil, assim como sua influência no movimento operário e revolucionário no período da Primeira República - seu ápice e sua primeira fase no país. De um lado, muitas vezes, o discurso internacionalista era usado de maneira apenas discursiva sem a atenção da própria prática em unir diferentes demandas étnicas e suas especificidades no país, fato que era somado às redes transnacionais entre imigrantes de uma mesma nacionalidade, fazendo seus interesses se voltarem mais especificamente ao seu grupo, o que resultava na rápida disseminação da corrente política anarquista em determinada corrente migratória, mas podendo apresentar entraves na totalidade da classe trabalhadora no país. Não obstante, muitas vezes, anarquistas e sindicalistas aproveitavam os próprios imaginários nacionais para alastrarem sua cultura política, unindo essa tendência ao seu internacionalismo prático entre imigrantes de diferentes demandas e brasileiros. Depois disso, tentando construir um movimento operário e revolucionário coeso com as realidades locais, nacionais e internacionalista - mesmo por vezes imaginadas e modeladas - tais agentes impulsionaram o anarquismo e o favoreceram a adentrar nos movimentos sociais e políticos em nossa hipótese. O mesmo acontecia comumente com imaginários revolucionários de classe - como o internacionalismo, associativismo ou insurrecionalismo - para criarem uma imagem revolucionária dentro de sua ideologia na unidade nacional, assim como legitimarem sua corrente política, ao mesmo tempo também em que usavam e instrumentalizavam textos e pensamentos intelectuais, nacionais e internacionais do período, para tal. Militantes e ativistas anarquistas também desenvolveram suas estratégias e táticas e suas atuações em diferentes esferas - cultural, política e econômica - dependendo da região em que se instalavam, da composição da população, de sua forma de disseminação e enraizamento e da interpretação dos personagens diante dessa realidade.
Título em espanhol
Não informado pelo autor
Palavras-chave em espanhol
Anarquismo
Internacionalismo
Movimiento Laboral - Primera República
Nacionalismo
Transnacionalismo
Resumo em espanhol
El anarquismo ha sido ampliamente estudiado como un elemento político en la defensa de los intereses de la clase obrera y los grupos subordinados. Uno de los objetivos de esta ideología era la destitución de los gobernantes y los titulares de los medios de producción a nivel mundial, uniendo a los grupos explotados internacionalmente. Sin embargo, los militantes anarquistas, incluso teóricamente antinacionalistas, no dejaron de percibir los nacionalismos como entornos de disputa y espacios para su difusión política. Este proyecto tiene como objetivo estudiar las conexiones entre el anarquismo, el internacionalismo y las diversas imaginaciones e ideas nacionales en la construcción del anarquismo en Brasil, así como su influencia en el movimiento obrero y revolucionario en el período de la Primera República, su vértice y su primera fase en el país. . Por un lado, el discurso internacionalista a menudo se usaba solo de manera discursiva sin la atención de la práctica en sí misma para unir las diferentes demandas étnicas y sus especificidades en el país, un hecho que se agregó a las redes transnacionales entre inmigrantes de la misma nacionalidad, haciendo que sus intereses se hicieran realidad. regresar más específicamente a su grupo, lo que resultó en la rápida propagación de la corriente política anarquista en una corriente migratoria particular, pero puede presentar obstáculos para toda la clase trabajadora en el país. Sin embargo, a menudo los anarquistas y los sindicalistas aprovecharon su propio imaginario nacional para difundir su cultura política, uniendo esta tendencia con su internacionalismo práctico entre inmigrantes de diferentes demandas y brasileños. Después de eso, al tratar de construir un movimiento obrero y revolucionario coherente con las realidades locales, nacionales e internacionalistas, incluso a veces imaginadas y modeladas, tales agentes impulsaron el anarquismo y lo favorecieron en los movimientos sociales y políticos en nuestra hipótesis. Lo mismo ocurría comúnmente con el imaginario revolucionario de clase, como el internacionalismo, el asociativismo o el insurreccionalismo, para crear una imagen revolucionaria dentro de su ideología de unidad nacional, así como para legitimar su corriente política, al mismo tiempo que utilizan e instrumentalizan textos y pensamientos. intelectuales nacionales e internacionales de la época. Los activistas y activistas anarquistas también desarrollaron sus estrategias y tácticas y sus acciones en diferentes ámbitos, cultural, político y económico, dependiendo de la región en la que se asentaron, la composición de la población, su forma de difusión y enraizamiento y la interpretación de los personajes frente a esto Realidad.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2022-01-31
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.