• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2002.tde-30122022-194401
Documento
Autor
Nombre completo
Maria de Fátima Ramos de Almeida
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2001
Director
Tribunal
Glezer, Raquel (Presidente)
Almeida, Antonio de
Augusto, Maria Helena Oliva
Ferlini, Vera Lucia Amaral
Lopes, Katia Maria Abud
Título en portugués
Educação no Brasil: entre sonhos e realidade
Palabras clave en portugués
Brasil
Política educacional
Resumen en portugués
Este trabalho de pesquisa versa sobre o processo de formulação da política educacional brasileira, entre 1979 e 1995, antecedendo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996, em que se destaca a participação de dois agentes sociais com interesses distintos e antagônicos: os Trabalhadores da Educação e os Empresários da Educação. Foram estabelecidos como objetivos do trabalho identificar o conflito inerente ao processo político, bem como a política de educação resultante. A investigação revelou o caráter pedagógico da luta política empreendida e um desfecho inesperado para a discussão: a política da educação foi decidida fora do campo da educação nacional, à revelia dos atores envolvidos, na conjuntura de hegemonia do mercado, em que se forjava uma outra institucionalidade
Título en inglés
Not available
Palabras clave en inglés
Not available
Resumen en inglés
The present research work is about the process of formulating the Brasilian educational policy from 1979 to 1995, prior to the law number 9.394 of December 20`h., 1996, which establishes the directions and basis of education. The aforementioned work highlights the performances of two social agents with distinct and antagonistic interests: Education Workers and Education Entrepreneurs. The aims of this work are to identify both the conflict inherent to the political process and the resulting educational policy. The investigation conducted revealed the pedagogical nature of the political conflict and the unexpected outcome for the discussion: the educational policy has been determined outside the national education field, without the participation of the players involved in the context of market hegemony, in which another institutionalization was being forged
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2022-12-30
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.