• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2021.tde-28062021-183843
Documento
Autor
Nombre completo
Rafael Carlos Lima Oliveira
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2021
Director
Tribunal
Lima, Solange Ferraz de (Presidente)
Bueno, Beatriz Piccolotto Siqueira
Cerasoli, Josianne Francia
Marins, Paulo César Garcez
Título en portugués
A ironia de quem "formosa" te chamou!: a rua Formosa no processo de elitização do Anhangabaú (1877-1917)
Palabras clave en portugués
Anhangabaú
Elitização
Georreferenciamento
Rua Formosa
Urbanismo
Resumen en portugués
Este trabalho propõe um novo caminho analítico para entender o primeiro processo de elitização do Vale do Anhangabaú, ocorrido na virada do século XIX para o XX, ultrapassando as escolhas metodológicas consolidadas nos estudos de referência - focadas nos eixos arquitetônico e urbanístico - para repensar o mesmo transcurso tendo como ponto focal os moradores. Logo, ao abdicarmos do esmiuçamento de grandes projetos desenhados para a região, pretendemos contribuir com uma vertente pouco aprofundada nos trabalhos sobre a temática: refinar os perfis de ocupação humana e entender sua evolução em territórios que tenham experenciado movimentos de intensa - e súbita - transformação espacial. Dessa forma, a partir do mapeamento dos principais grupos afetados no processo, queremos entender como as modificações urbanas influenciam nas lógicas sociais de convivência e ocupação do espaço. Dentro do processo, elegemos como recorte de investigação a rua Formosa. Localizada entre o Vale do Anhangabaú e os jardins do Theatro Municipal, a rua era peça-chave no projeto de remodelação. Permeada por edificações vistas como entraves à modernização e ao projeto estético de metrópole que se desejava alcançar, seria parcialmente apagada do mapa para dar espaço a construção do Parque Anhangabaú, ao custo de uma ampla desapropriação coletiva e da retirada de moradores. Todavia a introdução de uma estética refinada não dissiparia seus antigos usos, que deixariam resquícios e aflorariam no convívio diário um descompasso entre o tempo do progresso e o dos laços com o espaço.
Título en inglés
The irony of who "formosa (beautiful)" called you!: the Formosa street in the elitization process of Anhangabaú (1877-1917)
Palabras clave en inglés
Anhangabaú
Elitization
Formosa Street
Georeferencing
Urbanism
Resumen en inglés
This work proposes a new analytical path to understand the first elitization process of the Anhangabaú Valley, which took place at the turn of the 19th to the 20th century, going beyond the methodological choices consolidated in the reference studies - focused on the architectural and urban axes - to rethink the same course with the residents as the focal point. Therefore, when we abandon the scrutiny of large projects designed for the region, we intend to contribute with a little depth in the works on the theme: refine the profiles of human occupation and understand its evolution in territories that have experienced movements of intense - and sudden - transformation space. Thus, based on the mapping of the main groups affected in the process, we want to understand how urban changes influence the social logic of living together and occupying space. Within the process, we chose Formosa street as a research section. Located between the Anhangabaú Valley and the gardens of the Municipal Theater, the street was a key part of the remodeling project. Permeated by buildings seen as obstacles to modernization and the aesthetic project of a metropolis that it was desired to reach, it would be partially erased from the map to make space for the construction of Anhangabaú Park, at the cost of a large collective expropriation and the removal of residents. However, the introduction of a refined aesthetic would not dissipate its old uses, which would leave traces and bring a mismatch between the time of progress and that of ties with space in daily life.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2021-06-29
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.