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Mémoire de Maîtrise
DOI
10.11606/D.8.2010.tde-28042010-113707
Document
Auteur
Nom complet
Gisele Pereira de Oliveira
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2010
Directeur
Jury
Agnolin, Adone (Président)
Guarinello, Norberto Luiz
Usarski, Frank
Titre en portugais
As faces da Devi: a mulher na Índia antiga em sacrifício, ritos de passagem e ordem social na literatura sânscrita
Mots-clés en portugais
História Antiga
Índia
Literatura sânscrita
Mulheres
Ritos de passagem
Sacrifício
Resumé en portugais
A mulher brähmaëa (sacerdotisa) na Índia antiga é o um dos agentes principais e intermediários entre os homens e os deuses; sendo imprescindível aos rituais (sacrifícios de fogo solenes e públicos). Nas interações entre os humanos, as mulheres de todas as camadas da sociedade são privilegiadas como agentes dos ritos da hospitalidade, ou seja, da permuta da dádiva. Além disso, a mulher é o foco da maioria dos ritos de passagem, visto que estes são realizados antes do nascimento, durante a gestação, o que envolve, assim, a mãe diretamente. Ao mesmo tempo, a mulher relativiza o ideal ritual e social, variando a norma, de acordo com as circunstâncias e as escolhas pessoais. O objetivo dessa dissertação é discorrer sobre quais papéis rituais e sociais são delegados às mulheres na sociedade da Índia antiga. Para tanto, selecionamos, apresentamos e comentamos os ritos em que haja a inserção das mulheres, descrevendo suas funções, seus deveres e direitos, sua posição culturalmente estabelecida e a relações entre o âmbito ritual e a sociedade por extensão a partir das literaturas de cunho rituais e jurídico-religiosas, divididas em duas grandes categorias, de acordo com a tradição; quais sejam: Çruti e Småti, isto é, o ouvido e o lembrado. Nesse exercício analítico de cunho histórico-religioso, tentamos dar conta do nosso problema principal: qual o lugar da mulher na Índia antiga ritual e, por conseguinte, socialmente, conforme representada na literatura sânscrita.
Titre en anglais
The faces of the Devi: women in ancient India on sacrifice, life-cycle rites and social order in the sanskrit literature
Mots-clés en anglais
Ancient History
India
Life-cycle rites
Sacrifice
Sanskrit literature
Women
Resumé en anglais
The brähmaëa woman (priestess) in Ancient India is the main and intermediate agent between men and gods; being indispensable in rituals (fire sacrifices, both public and solemn). In the interactions between men, women of all social divisions are privileged as the agents of hospitality rites, i.e., in the exchange of gifts. Moreover, women are the object of most life-cycle rites, since they are performed before birth, during pregnancy, which involves the mother directly. Besides, women adapt the ideals of social and ritual actions, varying the norms, according to circumstances, and personal choices. The objective of this dissertation is to depict the ritual and social roles which are assigned to women in the society of Ancient India as they are culturally thought and created. In order to do so, we selected, presented and commented about the rites in which women are included, describing their functions, duties and rights; observing their socially and culturally established position in relation to the ritual and social realms, in the terms presented by the ritual and religious/law literature, divided in two major categories in the Indian tradition: Çruti e Småti, i.e., what has been heard and what is recalled. In this religious-historical attempt of analysis, we aim to answer, or at least, to point at and think over, the main problem we acknowledge: what is womens domain in Ancient India when it comes to ritual and social ideals as represented in the Sanskrit Literature.
 
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Date de Publication
2010-04-28
 
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