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Tesis Doctoral
DOI
10.11606/T.8.2010.tde-27092010-154910
Documento
Autor
Nombre completo
Yara Kassab
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2010
Director
Tribunal
Peralta, Inez Garbuio (Presidente)
Albieri, Sara
Fleck, Eliane Cristina Deckmann
Lucci, Marcos Antônio
Silva, Janice Theodoro da
Título en portugués
As estratégias lúdicas nas ações jesuítas, nas terras brasílicas (1549-1597), 'para a maior glória de Deus'
Palabras clave en portugués
América portuguesa
Educação
Estratégias
Índios
Jesuítas
José de Anchieta
Lúdico
Manoel da Nóbrega
Nativos
Resumen en portugués
Esta tese propõe uma reflexão e análise sobre as estratégias lúdicas utilizadas, pelos primeiros jesuítas, para educar e catequizar os nativos da América portuguesa do século XVI, entre 1549 a 1579. O período escolhido marca a chegada de Manoel da Nóbrega e a presença de José de Anchieta na Colônia. Durante o processo de análise observamos as influências da educação humanística do Renascimento na elaboração e desenvolvimento da pedagogia inaciana, voltada para um aprendizado prazeroso. Verificamos que os primeiros documentos elaborados por Inácio de Loyola foram instrumentos que alicerçaram a pedagogia e as normas gerais da Companhia de Jesus, e merecem destaque por terem legitimado a elaboração da Ratio Studiorum; modelo pedagógico vigente a mais de quatrocentos anos nos colégios jesuíticos, formando leigos e religiosos. Verificamos nas correspondências e documentos do século XVI que o catequizar e o educar dos nativos da América portuguesa se deram a partir da pedagogia jesuítica que privilegiava as estratégias lúdicas, tais como o teatro, o coral, o canto, as danças, a música, entre outras ações, promovendo a interação e a simbiose entre a cultura indígena e a cultura europeia. Analisamos o teatro anchietano, utilizado como estratégia lúdica antes mesmo do ensino da leitura, da escrita e do contar.
Título en inglés
The ludic strategies in the Jesuitical actions in Brazilian lands
Palabras clave en inglés
Education
Entertainment
Indians
Jesuits
José de Anchieta
Manuel da Nóbrega
Natives
Portuguese America
Strategies
Resumen en inglés
This theory proposes a reflection and analysis on the entertainment strategies used by the first Jesuits to educate and to catechize the natives of Portuguese America of the XVI century, between 1549 to 1579. The chosen period marks the arrival of Jesuit Priest Manuel da Nóbrega and the presence of the Jesuit missionary José de Anchieta in the then Portuguese Colony, now Brazil. During the analysis process, we have observed the influences of the humanistic education of the Renaissance in the preparation and development of the Ignatian pedagogy turned to a pleasurable apprenticeship. We noted that the first documents prepared by Ignatius of Loyola, were instruments that laid the pedagogy foundations and the general standards of the Company of Jesus and deserve distinction because of having legitimized the preparation of the Ratio Studiorum, a pedagogic model in force for over four hundred years in the Jesuitical colleges, forming laymen and monks. We notice in the correspondence and documents of the XVI century that catechizing and educating the natives of Portuguese America happened from the Jesuitical pedagogy which was privileging entertainment strategies such as theater, corals, singing, dancing and the music amongst other actions promoting this way the interaction and the symbiosis between the native culture and the European culture. We analyzed the Anchietan Theater used as entertainment strategy even before the teaching of reading, writing and arithmetic.
 
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2010_YaraKassab.pdf (3.56 Mbytes)
Fecha de Publicación
2010-10-01
 
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