• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2022.tde-26052023-121405
Documento
Autor
Nombre completo
Daniel Sean Bosi Concagh
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2022
Director
Tribunal
Eugênio, Marcos Francisco Napolitano de (Presidente)
Castro, Mauricio Barros de
Garcia, Tânia da Costa
Souza, Susana Cecilia Almeida Igayara de
Título en portugués
A nova morada do samba: os conflitos nas escolas de samba no contexto dos novos mercados e espaços de sociabilidade: o Zicartola, o G.R.A.N.E.S e o Cacique de Ramos
Palabras clave en portugués
Escolas de Samba
Paradigmas
Redes de Sociabilidade
Samba
Resumen en portugués
Nos anos 1950, 60 e 70, houve um intenso deslocamento de compositores das escolas de samba para outros espaços. A migração esteve associada a processos de transformação dentro das agremiações, levando nomes como Cartola, Carlos Cachaça, Ismael Silva, Candeia, muitos dos quais fundadores e personagens centrais na história das escolas, a saírem e buscarem outros lugares. Por conseguinte, alguns jovens sambistas como Paulinho da Viola, Martinho da Vila e Elton Medeiros também não encontraram o espaço que procuravam nas escolas, e passaram a defender a bandeira da crítica à realidade comercial do carnaval. Este processo gerou uma transformação na rede de sociabilidade de diversos artistas, que se espalhou por bares, festas alternativas, encontros em casas e “fundos de quintais”. Particularmente na pesquisa, elegemos três: o Zicartola, o Grêmio Recreativo Arte Negra e Quilombo (G.R.A.N.E.S) e o Cacique de Ramos. A análise da transformação nas escolas de samba foi pesquisada por alguns estudos, principalmente nas décadas de 1970 e 80, mas geralmente sob o prisma de paradigmas universalistas: a espoliação das classes médias, a autenticidade, a desapropriação; privilegiando uma visão hegemônica da imposição das camadas brancas sobre os sambistas negros, e construindo uma narrativa de mão única. O objetivo é criticar estes paradigmas, procurando considerar o impacto das transformações nas escolas, sem deixar de observar a agência dos personagens envolvidos, inclusive no próprio processo de mudança. Portanto, trata-se de um estudo sobre um fenômeno histórico e ao mesmo tempo da análise feita sobre ele, ou seja, sua historiografia.
Título en inglés
The new house of samba: conflicts in samba schools in the context of new markets and spaces of sociability: Zicartola, G.R.A.N.E.S and Cacique de Ramos
Palabras clave en inglés
Networks of Sociability
Paradigms
Samba
Samba Schools
Resumen en inglés
In the 1950s, 60s and 70s, there was an intense displacement of composers from samba schools to other spaces. Migration was associated with transformation processes within the schools, leading names such as Cartola, Carlos Cachaça, Ismael Silva, Candeia, many of whom were founders and central characters in the history of schools, to leave and look for other places. Consequently, some young samba musicians such as Paulinho da Viola, Martinho da Vila and Elton Medeiros also did not find the space they were looking for in schools, and began to defend the banner of criticism of the commercial reality of carnival. This process generated a transformation in the sociability network of several artists, which spread through bars, alternative parties, meetings in houses and “backyards”. Particularly in the research, we chose three: Zicartola, Grêmio Recreativo Arte Negra e Quilombo (G.R.A.N.E.S) and Cacique de Ramos. The analysis of the transformation in samba schools was researched by some studies, mainly in the 1970s and 80s, but generally under the prism of universalist paradigms: the spoliation of the middle classes, authenticity, expropriation; privileging a hegemonic view of the imposition of white layers on black sambistas, and building a one-way narrative. The objective is to criticize these paradigms, trying to consider the impact of transformations in schools, while observing the agency of the characters involved, including in the change process itself. Therefore, it is a study about a historical phenomenon and at the same time the analysis made about it, that is, its historiography.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2023-09-14
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.