• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
10.11606/D.8.2009.tde-25112009-154629
Document
Auteur
Nom complet
Cristina Eira Velha
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2009
Directeur
Jury
Moraes, José Geraldo Vinci de (Président)
Pinto, Tiago de Oliveira
Saliba, Elias Thome
Titre en portugais
Significações sociais, culturais e simbólicas na trajetória da Banda de Pífanos de Caruaru e a problemática histórica do estudo da cultura de tradição oral no Brasil (1924-2006)
Mots-clés en portugais
Banda de Pífanos
Cultura oral
Etnomusicologia
Música brasileira
Nordeste
Resumé en portugais
Esta pesquisa consiste no estudo da prática musical da Banda de Pífanos de Caruaru, em sua trajetória cultural, social e musical, buscando compreender os sentidos constitutivos de sua cultura no sertão nordestino e as relações sociais e culturais estabelecidas no contexto da cultura brasileira urbana a partir da década de 60. Em um primeiro momento, procuramos compreender as formas musicais e os significados simbólicos da música da banda de pífanos no contexto de origem, no sertão de Alagoas e Pernambuco, de 1924 a 1939, as suas relações culturais e a sua concepção de mundo marcada pela oralidade. Em um segundo momento, procuramos reconstituir as relações culturais a partir da residência em Caruaru, entre as décadas de 40 e 70, no contato com o contexto urbano, e a sua experiência social a partir da década de 70 no Rio de Janeiro e em São Paulo, quando a sua música foi inserida nos meios de comunicação e na indústria fonográfica. Com isso, temos como objetivo refletir sobre o processo de trocas culturais e as transformações e permanências construídas em sua prática e linguagem musical, a partir da sua interação particular com o mundo moderno, em um processo de circularidade, na cultura musical brasileira. Ao situarmos o objeto como uma prática social expressiva da cultura oral e diante de suas especificidades metodológicas, foi necessário desenvolver uma abordagem interdisciplinar baseada no diálogo entre a história da cultura, a etnografia e a etnomusicologia.
Titre en anglais
Social, cultural and symbolic meanings in the path of the Banda de Pífanos de Caruaru and the historical problematic of the study of oral tradition's culture in Brazil (1924-2006)
Mots-clés en anglais
Banda de Pífanos
Brazilian music
Ethnomusicology
Northeast
Oral culture
Resumé en anglais
This research is the study of Banda de Pífanos de Caruaru's musical practice in its cultural, social and musical path, seeking to understand the constituent senses of its culture in the northeastern wilderness and the social and cultural relations established in the context of the brazilian's urban culture from the 60's. At first, we sought to understand the musical forms and the symbolic meanings of the Banda de Pífanos' music in the context of origin in Alagoas and Pernambuco's interior, from 1924 to 1939, its cultural relations and its world's conception marked by orality. In a second step, we sought to reconstruct the cultural relations from the residence in Caruaru, between the 40's and 70's, in contact with the urban context, and its social experience from the 70's in Rio de Janeiro and Sao Paulo, when its music was inserted in media and music industry. Thus, we aim to reflect on the process of cultural exchange and the changes and continuities built in its practice and musical language, from its particular interaction with modern world, in a circularity process, in the brazilian's musical culture. By situating the object as a significant social practice of the oral culture and before its methodological specificities, it was necessary to develop an interdisciplinary approach based on the dialogue between the history of culture, the ethnography and the ethnomusicology.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2010-02-19
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
Centro de Informática de São Carlos
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2023. Tous droits réservés.