• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.8.2009.tde-24112009-101512
Documento
Autor
Nome completo
Andrea Dias Vial
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2009
Orientador
Banca examinadora
Alambert Junior, Francisco Cabral (Presidente)
Amoroso, Marta Rosa
Bruno, Maria Cristina Oliveira
Título em português
O colecionismo no período entre guerras: a contribuição da Sociedade de Etnografia e Folclore para a formação de coleções etnográficas
Palavras-chave em português
Colecionismo
Dina Lévi-Strauss
Etnografia
Folclore
Preservação do patrimônio cultural
Resumo em português
Esse trabalho analisa a formação de coleções etnográficas no periodo entre guerras a partir da documentação da Sociedade de Etnografia e Folclore e do anteprojeto de Mário de Andrade para o SPHAN, a primeira proposta de uma ação governamental na tentativa de identificação, coleta, registro e estudo desses aspectos para preservar manifestações da cultura popular brasileira. O período entre guerras é um momento importante para a constituição e estudo de coleções etnográficas no Brasil, por ser o momento da profissionalização e institucionalização das ciências sociais. Discutimos e o papel do Departamento de Cultura e a influência da presença francesa na formação de profissionais na área de etnografia brasileira, por meio do Curso de Etnografia ministrado por Dina Lévi-Strauss e oferecido pelo Departamento de Cultura dirigido por Mário de Andrade.
Título em inglês
The collecting in the interwar period: the contribution of the Society of Ethnography and Folklore for the formation of ethnographic collections
Palavras-chave em inglês
Collecting
Dina Lévi-Strauss
Ethnography
Folklore
Preservation of the cultural patromony
Resumo em inglês
This work analyzes the formation of ethnographic collections created between the first and second World Wars. The starting points were the Sociedade de Etnografia e Folclore´s documentation and the Mario de Andrade project to SPHAN. The Mario de Andrade project is the first proposition for a governmental action that tried to preserve of the aspects of the so called Brazilian Popular Culture. The period between the first and second World Wars is a very important moment to the construction and study of ethnographic collections in Brazil, because it was the the moment when the social sciences were professionalized and institutionalized. We discuss the Department of Culture role and the influence of the french presence in the formation of professionals in the brazilian ethnography.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
ANDREA_DIAS_VIAL.pdf (600.38 Kbytes)
Data de Publicação
2009-11-30
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2021. Todos os direitos reservados.