• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
Documento
Autor
Nome completo
Ana Luiza Mello Santiago de Andrade
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2018
Orientador
Banca examinadora
Bellotto, Heloisa Liberalli (Presidente)
Camargo, Ana Maria de Almeida
Luca, Tania Regina de
Moraes, Antonio Dimas de
Toni, Flávia Camargo
Título em português
Rubricas do cotidiano: transformações urbanas e sociabilidades burguesas nas crônicas do O Estado de S. Paulo (década de 1920)
Palavras-chave em português
Crônicas
O Estado de S. Paulo
Plínio Barreto
São Paulo
Sociabilidades
Resumo em português
Esta tese tem como objetivo investigar a modificação dos códigos de civilidade, das formas de agir e consumir em uma cidade em transformação. Entendendo a cidade de São Paulo durante a década de 1920 como um espaço privilegiado para observação da modernidade como experiência física e mental (BERMAN, 2007), utilizou-se da mídia impressa, em especial das crônicas intituladas Coisas da Cidade, publicadas no jornal O Estado de S. Paulo, como documentos importantes para perceber a promoção de novos hábitos burgueses e padrões higiênicos para os locais de sociabilidades no espaço urbano, notadamente os destinados ao comer e ao beber, transformados em lugares de lazer e entretenimento. Para pinçar tais práticas intenta-se caminhar pela História do Cotidiano (CERTEAU, 2008). A descoberta da autoria das crônicas, assinadas por P., foi efetivada através de um trabalho de investigação aos moldes do que propõe Carlo Guinzburg com os paradigmas indiciários (1989). Plínio Barreto - o autor - caminhava, observava e atuava sobre a cidade, e pode ser entendido como um flâneur (BENJAMIN, 1994) e como um intelectual-mediador (GOMES; HANSEN,2016). Assim, mediou a relação do público leitor, promovendo debates com os poderes públicos, prestadores de serviços e cidadãos, fazendo do seu espaço no jornal um meio de promoção e divulgação das formas de se portar na cidade que se anunciava como metrópole.
Título em inglês
Daily Rubrics: urban transformations and bourgeois sociability in the chronicles of O Estado de S. Paulo (1920s)
Palavras-chave em inglês
Chronicles
O Estado de S. Paulo
Plinio Barreto
Sao Paulo
Sociabilities
Resumo em inglês
This thesis is focused on investigating the modifications in civility codes, way of behaviour and consumption, in a city in transformation. Understanding the city of Sao Paulo during the 1920s as a privileged space to follow modernity as a physical and mental experience (BERMAN, 2007), printed media, in special the chronicles named Coisas da Cidade, published in the Newspaper O Estado de S. Paulo, were used as importante documents to conceive the promotion of new bourgeois habits ad hygiene patterns for social urban venues, the ones noticeably used for eating and drinking, transformed into places for entertainment and leisure. In order to pinpoint the practices, the intente lies in walking through everyday history (CERTEAU, 2008). The Discovery of the chrolicless author, signed as P., was done through investigating models that indicate Carlo Guinzburg with indicial paradigms (1989). Plínio Barreto the author walked, observed and acted about the city, and may be understood as a flâneur (BENJAMIN, 1994) and as a intellectual-mediator (GOMES; HANSEN). Thus mediated the relationship between the reader audience, promoting debates with political powers, service providers and citizens, making his space in the newspaper a way to promote ways of behaviour in the city that called itself a matropolis.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2019-09-24
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2019. Todos os direitos reservados.