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Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2022.tde-24022023-140004
Document
Auteur
Nom complet
Victor Santos Vigneron de La Jousselandière
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2023
Directeur
Jury
Alambert Junior, Francisco Cabral (Président)
Eugênio, Marcos Francisco Napolitano de
Pontes, Heloisa André
Xavier, Ismail Norberto
Titre en portugais
Paulo Emílio, a última gargalhada
Mots-clés en portugais
Cinema
Crítica
Encruzilhada
Escrita
Paulo Emílio Salles Gomes
Resumé en portugais
O tema desta tese é a trajetória do crítico de cinema Paulo Emílio Salles Gomes em suas últimas décadas de atuação intelectual. A partir da pesquisa do material pessoal do crítico, depositado na Cinemateca Brasileira, além de textos publicados e de documentos dispersos em outros arquivos, a proposta é acompanhar as transformações em sua escrita a partir de finais dos anos 1950. Entre os anos 1960 e 1970, sua produção é marcada por um paulatino acercamento com o cinema brasileiro, fato que seria registrado em seus mais conhecidos escritos, "Uma situação colonial" (1960) e "Cinema: trajetória no subdesenvolvimento" (1973). No entanto, a análise de um conjunto mais amplo de documentos permite observar uma trajetória intelectual mais complexa. Afinal, Paulo Emílio encontrava-se na confluência da institucionalização de um determinado projeto moderno para o país, obstado por diferentes processos que afetaram sua posição; o advento do regime militar, o processo de institucionalização acadêmica e a aceleração da modernização capitalista num sentido conservador levariam de roldão algumas das formulações teóricas apresentadas pelo intelectual no início dos anos 1960. Diante disso, o objetivo específico desta tese é analisar as diferentes encruzilhadas a que a escrita de Paulo Emílio foi submetida, de modo a aferir o trabalho de formulação levado a cabo pelo crítico entre os anos 1960 e 1970. Nesse processo intelectual, a escrita de Paulo Emílio registra um paulatino amadurecimento de determinadas tendências, mas também o descarte de certas experiências, fato evidenciado nos esboços e nos materiais não publicados do autor. No conjunto é possível observar que sua derradeira produção, demarcada entre "Cinema: trajetória no subdesenvolvimento" e "Festejo muito pessoal" (1977), é um ponto de confluência de diferentes tendências, urdidas de forma paulatina na documentação privada, que configuram uma maneira muito particular de formalizar os dilemas de sua trajetória intelectual.
Titre en anglais
Paulo Emílio, the last laugh
Mots-clés en anglais
Cinema
Criticism
Crossroad
Paulo Emílio Salles Gomes
Writing
Resumé en anglais
The theme of this thesis is the trajectory of film critic Paulo Emílio Salles Gomes, in his last decades of intellectual activity. From the research of the critic's personal material, deposited at Cinemateca Brasileira, as well as published texts and scattered documents in other archives, the proposal is to follow the changes in his writing from the late 1950s. Between the 1960s and 1970s, his production is marked by a gradual contact with Brazilian cinema, a fact that would be seen in his most-known writings, "Uma situação colonial" [A colonial situation] (1960) and "Cinema: trajetória no subdesenvolvimento" [Cinema: trajectory in underdevelopment] (1973). However, the analysis of a larger set of documents allows us to observe a more complex intellectual trajectory. After all, Paulo Emílio was at the confluence of the institutionalization of a definite modern project for the country, obstructed by different processes that affected his position; the advent of the military regime, the process of academic institutionalization and the acceleration of capitalist modernization in a conservative direction would unexpectedly take away some of the theoretical formulations presented by the intellectual in the early 1960s. Therefore, the specific objective of this dissertation is to analyze the different crossroads to which Paulo Emílio's writing was subjected to, in order to assess the work of formulation carried out by the critic between the 1960s and 1970s. In this intellectual process, Paulo Emílio's writing registers a gradual evolution of certain trends, but also the discarding of certain experiences, a fact evidenced in the author's drafts and unpublished materials. As a whole, it is possible to observe that his last production, demarcated between "Cinema: trajetória no subdesenvolvimento" and "Festejo muito pessoal" [A very personal celebration] (1977), is a point of confluence of different trends, gradually woven in private documentation, which configure a very particular way of establishing the dilemmas of his intellectual trajectory.
 
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Date de Publication
2023-02-24
 
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